JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO.4.159 –SINDESP.ORG.BR
Na festa de ano novo e durante momentos significativos em sua vida como aniversário e outros, as pessoas sempre solicitam, costumeiramente, muita saúde ou desejam muita saúde aos seus amigos, colegas, familiares, parentes e admiradores. Os conceitos de saúde e de doença são analisados em sua evolução histórica e em seu relacionamento com o contexto cultural, social, político e econômico, evidenciando a evolução das ideias nessa área da experiência humana. No entanto é necessário cinco passos cruciais para melhor sua saúde em 2024. – AUMENTAR OS EXERCÍCIOS – Vamos começar com exercícios. Todos nós sabemos sobre os benefícios do exercício para a saúde, mas de quanto exercício as pessoas precisam para ver um benefício no seu bem-estar – PARAR DE FUMAR: Parar de fumar também é uma de suas principais dicas. – REDUZIR O ÁLCOOL – Você também tem álcool nesta lista. Quanto álcool é demais? Quando as pessoas devem considerar reduzir a ingestão de álcool. –
CORTAR ALIMENTOS ULTRA-PROCESSADOS – A alimentação, especificamente sobre o corte de alimentos ULTRAPROCESSADOS. A principal causa de morte evitável, depois do câncer, nos EUA é a obesidade. Mais de 40% dos adultos americanos têm obesidade, o que está ligado a muitos resultados adversos para a saúde. Lidar com a obesidade é complexo. Existem novos medicamentos promissores que podem ajudar muitas pessoas. – MELHORAR A CONEXÃO SOCIAL
Finalmente, conexão social. Certamente parece haver uma epidemia de solidão acontecendo globalmente. Um inquérito de 2023, realizado em 142 países, concluiu que quase 1 em cada 4 pessoas com 15 anos ou mais referiu sentir-se muito solitária ou bastante solitária. A solidão e o isolamento social têm sido associados a muitos efeitos adversos à saúde, incluindo a mortalidade precoce. Muitos indivíduos são verdadeiros adeptos ao retraimento social e procuram ocasiões para fomentar ainda mais essa terrível doença do distanciamento social. O novo ano é um bom momento para trabalhar no fortalecimento das conexões sociais, inclusive lendo e refletindo sobre os temas, recentemente, publicados no JESS-PORTAL DA NOTÍCIA, SOZINHO NA MULTIDÃO e ISOLAMENTO SOCIAL.
As pessoas precisam uma das outras para viver. Mesmo que uma pessoa viva isoladamente, ainda assim ela depende de outras para causar sentimento de prazer.
O SINDESP estuda mecanismo para intensificar as atividades sociais com seus filiados. Alguns associados são vítimas de ansiedade e estresse, por sua vez, causadoras de doenças cardíacas, coronarianas, possíveis enfartes, gastrites, problemas estomacais, obesidade, anemia, entre outros.
Nesse momento de vida, em especial, para o aposentado/idoso precisamos cada vez mais do associativismo. Grande parte da evolução do homem na terra se deve à sua capacidade de se unir em torno de objetivos comuns e nunca desagregado ou afastado. Em outros termos, quando pertencemos a um determinado grupo, e naturalmente desenvolvemos uma relação de interdependência e de colaboração mútua com outros membros, nos tornamos mais fortes e expressivos perante a sociedade. Neste sentido, o ASSOCIATIVISMO se caracteriza como um importante instrumento de integração social.