JESS – Portal da Notícia – Edição 1.757 – sindesp.org.br
Em alusão ao dia internacional da diversidade biológica, celebrado em 22 de maio, a secretaria do meio ambiente (sema), por meio da coordenadoria de biodiversidade (COBIO), realiza a terceira edição do evento semana da biodiversidade.
Com o tema “desafios das comunidades tradicionais e conservação da fauna e flora em unidades de conservação”, o evento acontece nos dias 20,21 e 22 de maio, através de programação virtual gratuita, transmitida pelo youtube da sema.
O evento anual tem como objetivo informar, sensibilizar e divulgar para a sociedade as ações em prol das áreas protegidas, no estado do Ceará, em especial, as unidades de conservação (UCS) estaduais. De acordo com o secretário do meio ambiente, Artur Bruno, dentre as ações para garantir a proteção da nossa biodiversidade, está sendo realizada a ampliação do número de UCS. “tínhamos 24 UCS, criamos mais 17 e vamos terminar o ano de 2022 com 41 unidades de conservação.”, Afirma. Em parceria com o programa cientista – chefe, a lista vermelha da fauna e da flora do Ceará, o ministério do meio ambiente, busca intervir em extinções de espécies vegetais e animais, através de políticas específicas de recuperação. O refúgio da vida silvestre – REVIS periquito cara-suja, em Guaramiranga e o refúgio da vida silvestre – REVIS soldadinho do Araripe, no Crato, são exemplos da execução desse trabalho.
Segundo Artur Bruno, a lista vermelha servirá para o licenciamento ambiental. “Quando um empreendimento for lançado em uma determinada área nós vamos saber quais espécies estão ameaçadas alertando a empresa quanto a tomar medidas protetivas e de salvaguarda dessas espécies que estão vulneráveis.”, diz. A semana da biodiversidade 2021 contará com depoimentos de líderes de comunidades tradicionais que estão em unidades de conservação (UCS) estaduais. De acordo com o secretário Artur Bruno, é importante o respeito a essas comunidades. “As comunidades tradicionais são fundamentais para a manutenção da biodiversidade porque elas vivem e sobrevivem diretamente dos recursos naturais, e convivem com aquele meio ambiente de forma harmônica e sustentável.”, Afirma. Para a realização do evento, a sema conta com a parceria do programa cientista chefe SEMA/SEMACE, universidade federal do Ceará (UFC) e fundação cearense de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico (FUNCAP).
Programação da semana da biodiversidade 2021
– Abertura com a participação do secretário Artur Bruno. Dia: 20 de maio de 2021 (quinta-feira)hora: 9h
– Lançamento da série “a minha voz” com a apresentação do vídeo com o 1º episódio – Apa do Estuário do Rio Curu.
– Apresentação do museu do mar – Mundaú.
– Roda de conservas com comunidades tradicionais com o objetivo de discutir a relevância das mesmas na proteção das unidades de conservação (UCS) estaduais.
– Palestrantes: Antônio José do Nascimento, de comunidade tradicional casa de farinha – parque estadual do cocó; Marcus Aurélio Irineu de Castro, da associação ambiental e cultural de Mundaú (AACM) da apa do estuário do rio Mundaú.
– Moderadores: gestora da uc apa do estuário do rio curu, Ana Michele; e o articulador de UCS estaduais, Leonardo Borralho.
– Mesa-redonda sobre a contribuição dos inventários da fauna e flora na conservação.
Dia:21 de maio de 2021 (sexta-feira)
Hora:9h palestrantes: biólogo, Dr. Luciano Soares, pós doutorando pelo programa de pós doutorado para jovens doutores da FUNCAP e integrante da equipe técnica do inventário da flora cearense (programa cientista-chefe do meio ambiente); bióloga, Patrícia Charvet, doutora em ciências biológicas, com ênfase em zoologia, pela universidade federal da paraíba (UFPB) e integrante da equipe técnica do inventário da fauna do ceará (programa cientista-chefe do meio ambiente) e MSC Weber Girão, coordenador da lista de aves do inventário da fauna do ceará.
Moderadora: Coordenadora de biodiversidade da sema, Doris Santos, msc. Em tecnologia e gestão ambiental. Ações diversas nas redes sociais
dia: 22 de maio de 2021 (sábado)
FONTE: JORNAL O POVO- KAUANNA CASTELO