SINDESP

Semana Universitária UECE

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.623 –SINDESP.ORG.BR

Com 482 votos, a comunidade acadêmica da UECE decidiu que o tema da 28ª edição da Semana Universitária será Educação, geração de conhecimento e tecnologias emergentes: desafios globais. A semana universitária de 2023 será realizada no período de 26 a 29 de setembro de 2023 com uma novidade, a SU será MULTICAMPI INTEGRADA, ou seja, será realizada em todos os campi da UECE. A votação teve um total de 937 respostas, tendo o tema educação, territórios e horizontes: desafios para a democracia na contemporaneidade obtido 287 votos e o tema Epistemologia da Pós-Modernidade: desafios para a EDUCAÇÃO DECOLONIAL, 168.

INDICADOR DE QUALIDADE DO MEC aponta crescimento da UECE alcança mais uma conquista. A chamada “Nota do MEC” foi divulgada em 2023 e aponta o crescimento da qualidade da instituição. Trata-se do Índice Geral de Cursos (IGC) 2021, em que a UECE obteve nota 3,420, mantendo-se na faixa 4, índice considerado “muito bom”.

A FUNECE, por meio do programa federal Qualifica Mais Progredir, está ofertando 1.800 vagas para o curso de formação inicial e continuada Microempreendedor Individual (MEI), uma oportunidade para os empreendedores cearenses se aperfeiçoarem e fortalecerem seus negócios. O curso é gratuito, certificado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e com bolsa de estudos para os participantes. As inscrições vão de 17 a 23 de abril. A EDUECE com o apoio do Instituto Brincante lança e-book de poesia construído por alunos do curso Na Rima – poesia popular brasileira, ministrado por ANTONIO NÓBREGA. A professora da UECE, Edite Colares é autora e uma das organizadoras do livro que também conta com a participação do professor, também da UECE, EWELTER Rocha, além da coordenação editorial da professora CLEUDENE Aragão, diretora da EDUECE.

A UECE está com inscrições abertas, até 5 de maio, para a 18ª turma de Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental. O curso é voltado para profissionais graduados em geografia, geologia, biologia, química, administração, gestão ambiental, ciências ambientais, engenharias, arquitetura, pedagogia, oceanografia, agronomia, direito e demais áreas afins.

URCA EM NOTÍCIAS- O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, durante os meses de março e abril, realizou diversas atividades, dentre elas destacamos a Semana de Acolhimento, evento ocorrido no início do mês de março.

Será aberto em 17/04/2023 o I Encontro Científico do LPPN: “22 anos produzindo ciência no Cariri cearense”. O evento o ocorrerá Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), de 17 a 19 de abril, e será promovido pelo Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais, sob coordenação do Prof. GALBERTO MARTINS.

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Ceará (IBAPE-CE), em 15/04, Seminário Técnico-Jurídico de Perícia Judicial na Universidade Regional do Cariri (URCA). O evento teve como objetivo qualificar profissionais do direito e da engenharia, no tocante à melhoria da qualidade das Perícias Judiciais, reduzindo as impugnações e recursos, culminando com a celeridade processual.

FONTES: UECE/URCA –NOTÍCIAS