SINDESP

SÍMBOLOS DO CARNAVAL

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.193-SINDESP.ORG.BR

Estamos publicando em nossos veículos de comunicação uma série de reportagens sobre alguns assuntos carnavalescos: maracatu, o professor da UECE e  carnavalesco Paulo Tadeu, marchinhas mais executadas, o país do carnaval de Jorge Amado, país tropical Jorge Bem Jor, ó abre alas eu quero passar, o carnaval vem aí 10, 11, 12, 13 e quarta-feira de cinzas, o carnaval nas principais cidades do país, pré-carnaval e símbolos. O objetivo central é retirar alguns da epidemia da solidão, doença global que ocorre com muitas pessoas em 142 país integrantes do bloco da solidão, com isolamento social e sem conexão social.   ANGÚSTIA, SOLIDÃO UM TRISTE ADEUS EM CADA MÃO. LÁ VAI MEU BLOCO VAI. SÓ DESSE JEITO É QUE ELE SAI (EVALDO GOUVEIA E JAIR AMORIM) 

Os seres humanos precisam um da outros para viver mesmo que uma pessoa viva isoladamente, ainda assim ela depende de outras para causar sentimento de prazer. Falar de carnaval traz um pouco de recordações, manifesta história do evento, lembranças, festas populares, turismo, medicamento para estresse, cultura, memória, alegria, desfile de blocos e escola de samba e muito mais.

PRINCIPAIS SÍMBOLOS DO CARNAVALMÁSCARA DE CARNAVAL – É um dos principais e mais tradicionais símbolos do carnaval. O uso destas máscaras tem origem na cidade italiana de Veneza no século XVII. Os nobres usavam máscaras enfeitadas para manter o anonimato e aproveitar o carnaval junto com o povo. Esta tradição foi para Portugal e depois chegou ao Brasil onde é mantida até os dias de hoje, principalmente nas festas carnavalescas de salão. – REI MOMO – Surgiu no Brasil na década de 1930. É também um importante símbolo carnavalesco. Ele representa a alegria do carnaval, pois está sempre animando os participantes da festa. –  PANDEIRO – O pandeiro é um importante instrumento musical utilizado nos sambas de carnaval. Portanto, ele representa as músicas (marchinhas, sambas-enredo, etc.) tocadas durante a festa. SAMBISTA Como o samba é um dos principais elementos do carnaval, a figura do sambista simboliza a música e a dança carnavalesca. O sambista canta, toca e dá ritmo à festa –  CONFETES E SERPENTINAS – Os confetes e serpentinas são usados no carnaval há muito tempo. São elementos de diversão, além de dar um colorido todo especial a festa. – PIERRÔ, ARLEQUIM E COLOMBINA – São personagens de teatro que surgiram na Itália do século XVI. Eram figuras presentes nos teatros de rua, que serviam para satirizar os integrantes da nobreza. Do teatro de rua passaram para o Carnaval de Veneza. Estes personagens, já identificados com o Carnaval, chegaram ao Brasil no começo do século XX e até hoje são figuras representativas da festa. BONECOS GIGANTES UM DOS PRINCIPAIS SÍMBOLOS DO CARNAVAL DE OLINDA. – FANTASIAS CARNAVALESCAS –  São muito coloridas e usam, em suas confecções, plumas, paetês (bordado feito com lentejoulas), fitas, laços e outros enfeites.

As fantasias temáticas também são muito usadas, sendo as principais: bailarina, marujo, palhaço e super-heróis. ABADÁ – Camisetas coloridas usadas principalmente nos carnavais da Bahia, que identificam os foliões que fazem parte de um determinado bloco de carnaval. – TRIO ELÉTRICO Grandes caminhões equipados com sistemas de som e palco, que conduzem as bandas durante os desfiles de carnaval, especialmente famoso na Bahia.

PRAIS PARA UM BOM REPOUSO NO CARNAVAL NO CEARÁ

MORRO BRANCO(BEBERIBE); FLEXEIRAS(TRAIRI); ICARAIZINHO (AMONTADA); REDONDA (ICAPUÍ); ÁGUAS BELAS (CASCAVEL); TATAJUBA(CAMOCIM)