SINDESP

SINDICATO PARBENIZA IMPORTANTES FIGURAS

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.396 –SINDESP.ORG.BR

A Diretoria, filiados e servidores do SINDESP congratulam a indicação de ilustres dirigentes para relevantes funções públicas nos novos Governos Federais e Estaduais, escolhidos por competência, talento, dedicação e reconhecimento, além de egrégios, na maioria, de expressiva formação acadêmica, pós-graduação e renomados professores das Universidades Públicas Estaduais.

                                  

CAMILO SOBREIA DE SANTANA – Graduado em Agronomia(UFC), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente(UFC), técnico de nível superior do Instituto Centro de Ensino Tecnológico e Técnico do Conselho Municipal do Meio Ambiente do município de Missão Velha(CE), experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento ambiental, mandato parlamentar em diversas legislaturas, Governador (2015 a 2022), senador eleito em 2022. Ministro da Educação. Camilo é   incontestável defensor das Universidades Públicas Estaduais na sua gestão governamental proporcionou extraordinária e zelosa infraestrutura. Criou diversos, qualificados e importantes cursos, aparelhou de maneira moderno e técnica o hospital veterinário-FAVET, assegurou avançadas instalações para o futuro hospital universitário (em andamento), concursos para professores enfim respeitáveis e destacadas melhorias.

                              

MARIA IZOLDA CELA DE ARRUDA COELHO – Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Estudos em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú.  Secretária de Educação do Estado do Ceará, Secretaria da Educação do município de Sobral, vice-governadora do Estado do Ceará para a gestão 2015-2022 – Indicada para a Secretaria-Executivo do Ministério da Educação.

                         

MARIA ZELMA DE ARAÚJO MADEIRA – Secretária da Igualdade Racial do Ceará –  Graduada em Serviço Social (UFP-PI), mestrado em Sociologia do Desenvolvimento (UFC), Doutorado em Sociologia(UFC), Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará, do Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora do NUAFRO – Laboratório de Afro brasilidade, gênero e família da UECE. Líder do Grupo de Pesquisa Relações ETNICO-RACIAIS: cultura e sociedade da UECE, além e diversos cursos de pós-graduação.

                              

ELIANA NUNES ESTRELA – Secretária da Educação(SEDUC) Graduada em Pedagogia (URCA), doutoranda em Educação pela UECE(PPGE), Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Atuou na Secretaria da Educação         

na secretária da Educação do Ceará(2019/2022), desenvolve pesquisas sobre o Enem no Ceará, protagonismo estudantil e o impacto de políticas educacionais na vida dos estudantes.

                                             

JOÃO SALMITO FILHO – Secretário do Desenvolvimento Econômico – Grande histórico na UECE, cientista social(UECE), mestrado (UECE)doutorado em pesquisa(UECE) sobre o renascer de projetos interrompidos, buscando explicar como uma “nova cidadania” no Nordeste formou o LOCUS POLÍTICO REGIONAL com protagonismo nacional que pode caracterizar o renascer de projetos de desenvolvimento interrompidos para o Nordeste. Vereador de Fortaleza(CE) de 2005 a 2021. Deputado Estadual.  

                               

FERNANDA MARA DE OLIVEIRA CARNEIRO PACOBAHYBA

Doutora em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Direito Constitucional pela UNIFOR. Especialista em Direito Tributário pelo IBET e Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Estadual do Ceará. Graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará, graduação em Formação de Oficiais Intendentes pela Academia da Força Aérea, Auditora Fiscal Jurídica da Receita Estadual do Estado do Ceará (SEFAZ/CE). Secretária da Fazenda do Estado do Ceará (2019 a 2022). Professora dos cursos de pós- graduação da Universidade de Fortaleza e do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, e em Gestão Pública. Indicada para a presidência do Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE)

 

Desejamos muito sucesso aos nobres gestores em suas difíceis e principiantes ocupações.

 

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), mais uma vez, é destaque no Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, estudantes do curso de Ciência da Computação triunfaram no pódio do HUAWEI ICT COMPETITION – etapa nacional, ocorrida em dezembro de 2022, em São Paulo.

Será que os interessados em desrespeitar, demolir, manchar o valoroso patrimônio científico, tecnológico e cultural das Universidades Públicas Estaduais, com destaques internacionais e constantes e notáveis prêmios, honrarias, representações e distinções especiais. É impossível deixar de acompanhar as notícias universitárias, inclusive, tencionar a aplicação da nefasta proposta de possível alteração do artigo 258 da Constituição Estadual, o que atribui dotação mínima correspondente a 2% da receita tributária para fomento de atividades de pesquisa científica e tecnologia, sob a gestão d FUNCAP.