Temporada de Compras Natalícias com Significativas Promoções em Lojas Retalhistas e Grandes Armazéns.

JESS – Portal da Notícia – Edição 2.375 – sindesp.org.br

Os criminosos cada vez mais ousados aproveitam o BLACK FRIDAY para criar site falsos e enganar consumidores desatentos com o objetivo de roubar senhas bancárias e outros serviços.

DEZ DICAS PARA EVITAR CAIR EM GOLPES DA BLACK FRIDAY

1. Dê preferência para usar os cartões virtuais para fazer suas compras on-line.

2. Sempre confira o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha.

3. Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.

4. Após uma compra presencial, sempre confira se o cartão devolvido é realmente o seu cartão.

5. Cuidado ao clicar e só clique em links se tiver certeza de que esse é seguro.

6. Ao utilizar sites de busca, verifique o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores utilizam-se de “links patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas.

7. Dê preferência a sites conhecidos. Verifique a reputação de sites não conhecidos, lendo comentários de clientes que já utilizaram as plataformas.

8. Não clique em links desconhecidos. Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto.

9. Não preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da BLACK FRIDAY.

10. Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras e digitar seus dados bancários.

É importante plena atenção para recebimento ligações de caráter duvidoso, WHATSAPP, controles bancários, cartões virtuais, uso de senhas. Não transforme seu black friday em black fraude.

FRAUDES MAIS COMUNS PARA VOCÊ SE INFORMAR E ENTENDER COMO ELAS SÃO APLICADAS E ASSIM EVITAR CAIR EM UMA CILADA!

1. Engenharia social: quando te pedem para “confirmar” seus dados – Empresas legítimas não pedem que você forneça seus dados, principalmente a senha do seu cartão. No máximo é a instituição que deve dizer quais são as suas informações e cabe a você apenas confirmar, mas ainda assim é preciso sempre ter atenção;

2. Fraude amigável: cuidado com quem acessa seu celular.Evite emprestar seu cartão para terceiros, muito menos envie fotos do seu cartão para outra pessoa usar. Quem garante que a foto será apagada depois? Então tome cuidado:

3. Boletos falsos: fique de olho nos dados do beneficiário e pagador.Verifique sempre os dados do beneficiário e do pagador, pois eles precisam estar corretos para garantir que o boleto é verdadeiro;

4. Lojas que não aceitam cartão de crédito: atenção redobrada.Muitas fraudes na internet acontecem justamente por meio de transferências bancárias ou pagamentos por boletos. Desconfie quando a opção de pagamento por meio do cartão de crédito não está disponível;

5. Phishing e smishing: sites e mensagens que “pescam” suas senhas e informações pessoais.Evite clicar em links recebidos por e-mail ou mensagens e sempre prefira buscar pelo site digitando o endereço direto no navegador. Quando a oferta é muito tentadora, desconfie sempre, mesmo em datas especiais como a Black Friday;

6. Falsa Central de Atendimento .Empresas legítimas não entram em contato para confirmar dados de cartão de crédito. Jamais informe sua senha e seu código de segurança por telefone, e-mail ou mensagem;

7. Golpe DO WHATSAPP – Para evitar que golpes pelo WHATSAPP aconteçam, ative a verificação em duas etapas do seu aplicativo. Vá em Configurações > Conta > Verificação em duas etapas. Assim, uma senha é cadastrada e solicitada periodicamente

O GOLPE MAIS NOTÓRIO NO ÂMBITO DO SINDESP É O DAS CAUSAS TRABALHISTAS COM MENSAGENS FALSAS, SEM ORIGEM, APLICADO DURANTE ANO INTEIRO POR UM PERNICIOSO EX-FILIADOL, INCLUSIVE CONTRA A JUSTIÇA E OS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA, EM ESPECIAL, NO ITEM DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS. A CRIMINALIDADE ESTÁ PERTO DE UM RESULTADO FINAL EM BREVE OCORRERÁ A RESPOSTA CERTA.