SINDESP

TERÇA-FEIRA(13/02/2024) OFICIALMENTE O  ÚLTIMO DIA DO CARNAVAL  

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO –  4.221- SINDESP.ORG.BR

ADEUS CARNAVAL DO ANO BISSEXTO

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE FORTALEZA 2024 – TERÇA-FEIRA (13/02): NOS OITO POLOS DA CIDADE – PRAÇA JOÃO GENTIL (BENFICA)12h30 – Afoxé OMÕRISÁ ODÉ – 14h – Banda Batuque de Mulher – 15h30 – Orquestra Solar de Tambores -17h; –  Banda Pira18h30 – Getúlio Abelha -Intervalos: DJ KINAS – DOMINGOS OLÍMPIO – 17h45 – Afoxés e Escolas (AFOXÉ ACABACA, AFOXÉ OGUN ALAKAYÊ, AFOXÉ OXUM ODOLÁ, AFOXÉ OMÕRISÁ ODÉ, ESCOLA DE SAMBA BARÃO FOLIA, ESCOLA DE SAMBA CORTE NO SAMBA, ESCOLA DE SAMBA SAMBAMOR, ESCOLA DE SAMBA TRADIÇÃO DA BELA VISTA, ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO IDEAL, ESCOLA DE SAMBA IMPERADORES DA PARQUELÂNDIA E ESCOLA DE SAMBA COLIBRI) DISPERSÃO: BAQUETA CLUBE DE RITMISTAS; MERCADO DA AEROLÂNDIA – 17H – Bloco do Zé Almir – 18h30 – Japão do Cavaco e Banda –   20h – Kaká e Pedrinho; MERCADO DOS PINHÕES (Praça Visconde de Pelotas) – 16h – Bloco Unidos da Cachorra – 17h30 – Micaela Gomes e Banda – 19h – YANE Caracas e Banda -20h30 – Banda BRASILIS – Intervalos: DJ THALU; MOCINHA (Rua Padre Climério com Rua João Cordeiro) – 18h – NUM ISPAIA SENÃO IENCHE;  PASSEIO PÚBLICO (PROGRAMAÇÃO INFANTIL) – 9h – TIA SAMILA e Sua Turma 10h40 – Bloquinho da Aquarela; ATERRINHO DA PRAIA DE IRACEMA17h30 – DJ KINAS – 18h30 – Bloco Mambembe 20h30 – Baby do Brasil – 22h30 – Maria Rita; PARQUE RACHEL DE QUEIROZ ,17h – Gabriela Mendes e Banda 18h50 – DEDIM GOUVEIA JR. e Banda, 20h40 – Felipão.

No Brasil, o Carnaval é celebrado durante cinco dias, de sexta a terça-feira, um dia antes do início da quaresma. O termo Carnaval quer dizer “adeus à carne” ou “retirar a carne”, fazendo referência ao período de 40 dias antes da Páscoa. Nesse contexto de quaresma e simbolismo, as pessoas deveriam se abster do consumo de carne, bebidas alcoólicas e outros prazeres mundanos. Assim, a folia representaria uma última semana de festas antes da abstinência que vem a seguir. A data do Carnaval 2024 se iniciou no período de “Pré-Carnaval”, realizado nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro (sábado, domingo e segunda-feira). Já o dia oficial ocorre na terça-feira de Carnaval, sendo no dia 13 de fevereiro. Em alguns locais, as festas podem se estender do dia 9 (sexta-feira), até a Quarta-feira de Cinzas, no dia 14.    

A QUARTA-FEIRA DE CINZAS é uma data extremamente importante do calendário religioso católico. Essa data marca o encerramento do Carnaval e o início da Quaresma em diversos locais de tradição religiosa cristã. É tradicional na Igreja Católica que missas sejam realizadas durante esse dia. Uma tradição praticada na Quarta-Feira de Cinzas é a imposição de cinzas, realizada nos fiéis durante a tradicional missa desse dia em respeito da Quarta-Feira de Cinzas e das representações religiosas envolvidos. “LEMBRA-TE QUE ÉS PÓ E AO PÓ VOLTARÁS” (GN 3,19) Ao receber as cinzas, e ouvir que somos pó e voltaremos a ser, a Igreja nos apresenta um itinerário espiritual de 40 dias denominado quaresma.

SÍMBOLO DA QUARESMA

QUARESMA – é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo. É uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV. Segundo a Carta Apostólica do Papa Paulo VI, a Quaresma tem seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina antes da Missa Lava-pés, na Quinta-feira Santa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e a conversão espiritual. Normalmente se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz. Durante a Quaresma, a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor. A quarta-feira de cinzas é um dia. Os historiadores não sabem muito sobre o que levou ao surgimento da Quaresma, mas sabem que ela foi estabelecida em 325 d.C., durante o primeiro Concílio de Niceia.

FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL” É O TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024

Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (MT. 23, 8). Este tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.  De acordo com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, dom Ricardo HOEPERS, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo. A CF, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma do próximo ano, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.  O ano de 2024 marca os 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. No cartaz, a comunidade é representada por uma casa, local onde são acolhidos os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida. Ao redor de uma mesa se encontram personagens de diferentes etnias e idades, remetendo à amizade de Deus com os homens. A celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade, é o principal símbolo da comunidade. Além disso, os alimentos na mesa recordam as refeições de Nosso Senhor Jesus Cristo. Já as janelas indicam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade.

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024

Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito! Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão. Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa-Nova do Evangelho! Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras! E que Maria, vossa serva e nossa mãe, eduque-nos para fazermos vossa santa.