SINDESP

Terceira Reportagem Sobre o Projeto de Comunicação do SINDESP.

JESS – Portal da Notícia – Edição 2.100 – sindesp.org.br

Para atingir duas mil e cem notícias é necessário dispor de uma estrutura de fontes de pesquisas consideradas primária (básica) e secundária (complementar) de natureza confiável, Identificável, segura e qualificada sendo na maioria das vezes sigilosa mesmo de caráter oficial, institucional, especializado e individual.

O projeto atualmente registra vinte e cinco fontes escolhidas, destacando-se os principais periódicos locais e nacionais, centrais de empresas de comunicação, universidade públicas, instituições de diversas categorias profissionais, secretarias de comunicações governamentais, tribunais de justiça, escritórios jurídicos entre outros, além dos talentosos e dedicados correspondentes e divulgadores locais e do interior.

O estilo ou linguagem, os gêneros jornalísticos (artigo, nota, matéria-texto, resumo etc.) e a experiência são princípios significativos para êxito no trabalho. A utilidade pública é fundamental nos relacionamentos com leitores orientando os interessados sobre direitos, produtos, serviços, novos relatos, lembretes, avisos e indicativos anteriores, em especial do cotidiano. Publica-se notícias sobre causas trabalhistas, ensino superior, imposto de renda, comemorações festivas (datas, aniversários, celebrações etc.),matérias jurídicas, acontecimentos diários merecedores de divulgação tais como COVID-19, LGPD, economia, assuntos sindicais além da conveniência e a oportunidade da informação.