JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.435.SINDESP.ORG.BR
Outro destaque na Inovação foi quando a UECE, por meio da sua Incubadora de Empresas e Centro de Desenvolvimento Tecnológico (INCUBAUECE), se tornou parceira do primeiro HUB DE INOVAÇÃO EM HARDWARE do Brasil. Trata-se do JABIL Brasil Centro de Inovação, dedicado ao desenvolvimento de hardware, oferecendo suporte necessário às startups incubadas para o lançamento de seus produtos e de tecnologias no mercado. Um dos objetivos do hub é o de suprir lacunas de conhecimento no desenvolvimento de hardware, permitindo que etapas que, atualmente, são realizadas apenas em outros países sejam executadas no Brasil.
CURSOS GRATUITOS PARA A COMUNIDADE
Durante a atual gestão, mais oportunidades de estudos e de qualificação foram ofertadas para toda a comunidade.
Um exemplo são os novos cursos oferecidos para microempreendedores individuais, por meio do programa federal Qualifica Mais Progredir. Ofertado pela primeira vez na UECE em 2022, foram 5.500 vagas disponibilizadas para a sociedade, distribuídas em 220 turmas nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Crato, Itapipoca e Sobral. O objetivo é de oferecer qualificação profissional para proporcionar que jovens e adultos cearenses se desenvolvam nas suas atividades laborais e consigam avançar socioeconomicamente. Outra iniciativa da UECE foi a oferta semestral de edital que prevê vagas gratuitas do cursinho pré-vestibular UECEVEST, para estudantes em situação de vulnerabilidade social. Para 2023, foram 56 vagas destinadas a esse público. Podem concorrer às vagas estudantes oriundos da rede pública de ensino, que estejam cursando o 3º ano de Ensino Médio ou tenham cursado todo o Ensino Médio na rede pública e que pertençam a famílias com renda per capita igual ou inferior a meio salário-mínimo.
DEMOCRACIA RACIAL
Em 2021, o Conselho Universitário da UECE aprovou a Resolução nº 1.657/2021, que instituiu as instâncias e os procedimentos de HETEROIDENTIFICAÇÃO no âmbito do sistema UNECE/UECE. Desde então, esses procedimentos se consolidaram em diversas instâncias da instituição, que, assim, busca oferecer maior inclusão, democratização e justiça, prevenindo possíveis fraudes no sistema de cotas étnico-raciais, bem como racismo estrutural. Dessa forma, a equipe de HETEROIDENTIFICAÇÃO tem atuado em todas as unidades da instituição, em processos seletivos para o ingresso na universidade, em seleções e concursos públicos, inclusive de outros órgãos estaduais.
O CRONISTA HUGO MARTINS APRESENTA: DIREITOS HUMANOS: DO JEITO QUE A VIDA QUER; A CARA DO BRASIL; BIG BROTLHER (VEM MAIS UM POR AÍ); PERGUNTAS DE HUGUS NEPOS; PUFO! (EM TEMPOS DE MUITA ZOADA); EM TEMPOS SIOMBRIADOS;