JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 2.715 –SINDESP.ORG.BR
Foi assinada, recentemente, pelo governador do Ceará, Camilo Santana, a ordem de serviço para a construção da Unidade de Pesquisa do Vale do Jaguaribe (UPVALE). O evento contou com a presença da vice-governadora IZOLDA Cela, do reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor HIDELBRANDO Soares, da diretora da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE), LUCENIR Jerônimo, e de outras autoridades. A UPVALE será um equipamento de infra-estrutura de laboratórios vinculada à UECE, por meio de sua unidade em Limoeiro do Norte, FAFIDAM. O espaço físico ocupará terreno próximo ao prédio da FAFIDAM, com vistas a facilitar a integração das atividades.
Além de estimular a distribuição equitativa da pesquisa brasileira em campi estaduais e municipais, a UPVALE tem como propósito fundamental apoiar as atividades de pesquisa e de pós-graduação da UECE no município de Limoeiro do Norte, fortalecendo esses pilares no interior do estado. A UPVALE terá estrutura física construída em um terreno de 4.700,7 m², de propriedade da FAFIDAM, que abrigará, principalmente, estruturas de laboratórios para a melhor realização de atividades de pesquisa dos diversos cursos, nas áreas de Educação, Ensino e Ciências Exatas. São previstos, para a Unidade, 14 laboratórios, que se relacionam às diversas áreas do conhecimento, em uma perspectiva interdisciplinar e INTERCAMPi. Serão eles:
1. LAPERQ – Laboratório de Pesquisas Regionais em Química;
2. LAFITEM – Laboratório de Física Teórica e dos Materiais;
3. LBPV – Laboratório de Botânica e Produção Vegetal;
4. LEMAT – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação da Matemática;
5. LEPSA – Laboratório de Estudos e Pesquisas Socioambientais;
6. LEPEH – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História;
7. LEPELL – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Literatura e Linguística;
8. LEPED – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação;
9. LECAMPO – Laboratório de Estudos da Educação do Campo;
10. Laboratório Multiuso;
11. LAMEP – Laboratório Multidiciplinar de Estudos e Pesquisas;
12. LAMP – Laboratório de Medição e Pesagem;
13. LASEPA – Laboratório de Secagem e Processamento de Amostras;
14. INFOGEO – Laboratório Interdisciplinar de Informática e Geo-processamento.
Durante o evento de assinatura, a vice-governadora Izolda Cela destacou que “este governo também tem trabalhado muito em prol da educação superior e Limoeiro do Norte terá um centro de pesquisa que vai abrir oportunidades muito importantes para os estudantes da região”. Para o reitor da UECE, professor HIDELBRANDO Soares, “a UPVALE é o grande equipamento de estrutura de pesquisa no interior do estado. A sua construção representa o fortalecimento da pesquisa, das pós-graduações e da própria graduação no interior, em um movimento semelhante ao que vem ocorrendo em toda a Uece. A assinatura da ordem de serviço é realizada em um momento precioso para a instituição, no esteio da Política de Expansão e de Interiorização do Ensino Superior no Ceará. Com certeza, a FAFIDAM, o município de Limoeiro do Norte e o Vale do Jaguaribe poderão elevar a qualidade da pesquisa realizada na Universidade.” De acordo com a diretora da FAFIDAM/UECE, professora LUCENIR Jerônimo, “a construção da UPVALE irá impulsionar a produção e difusão de conhecimento na graduação e principalmente na pós-graduação. A criação de uma infra-estrutura física e eficiente vem fortalecer a pesquisa tanto NA FAFIDAM, como em parceria com outros campi da UECE, além da formação de grupos de pesquisa no interior do Estado, contribuindo, assim, com o desenvolvimento social e econômico em âmbito local e regional. Com a construção da UPVALE, são esperados impactos acadêmicos, sociais e ambientais, como a melhoria qualitativa e quantitativa da formação e produção científica no âmbito da graduação e da pós-graduação (mestrado); estreitamento das relações INTERCAMPI e interinstitucional entre os campi de Limoeiro do Norte (FAFIDAM) e de Quixadá (FECLESC), no aperfeiçoamento e ampliação do modelo de mestrado INTERCAMPI, a exemplo do Mestrado Acadêmico INTERCAMPI em Educação e Ensino (MAIE); fortalecimento da política estadual de interiorização das ações de Educação, Ciências e Inovação por meio da qualificação de recursos humanos em nível de pós-graduação; realização de projetos de intervenção de caráter educativo sobre questões ambientais relacionadas ao semi-árido visando a promoção do desenvolvimento sustentável da região do Vale Jaguaribe e Sertão Central; entre muitos outros impactos positivos.
FONTE : UECE NOTICIAS