Um projeto inovador para o desenvolvimento de um teste rápido para a detecção simultânea de infecções sexualmente transmissíveis rendeu à Universidade Estadual do Ceará (UECE) uma vaga no Innovate4Health 2021, promovido pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, uma das maiores entidades de saúde do mundo, localizada em Baltimore, nos Estados Unidos. Elaborado pelos estudantes de Medicina Humberto Lucca Andrade Moreira, Emanuel Victor da Silva Lima, Pedro Samuel Mendes Carneiro da Ponte e Larissa Ciarlini Varandas Sales, sob orientação da professora Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, o projeto concorreu com outras 70 iniciativas do mundo todo e ficou entre as 12 propostas selecionadas para serem desenvolvidas.
“Trata-se de um grande feito para a UECE. A seleção da nossa proposta mostra que nossos alunos estão preparados para o raciocínio em pesquisa e também em escrita científica, bem como a proposta foi considerada de relevância para impactar positivamente em ações globais de saúde.
Os trabalhos tiveram início no dia 13 de outubro, de forma online, e devem prosseguir até janeiro de 2022, período em que os alunos terão a oportunidade de trabalhar com líderes globais de saúde para projetar inovações que enfrentarão o desafio intersetorial de doenças infecciosas emergentes – infecções que têm aparecido recentemente em uma população ou que já existiam, mas têm aumentado rapidamente em incidência e alcance geográfico.