SINDESP

UECE E URCA EM NOTÍCIAS

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 2.951- SINDESP.ORG.BR

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE) republicam os editais nº 11/2022 e nº 12/2022, que visam à realização de Concurso Público de Provas e Títulos para provimento, respectivamente, dos cargos de Professor Assistente e de Professor Adjunto, da Carreira de Docência Superior da FUNECE. Os editais foram republicados no Diário Oficial do Estado (DOE)em 01.06.2022. Acesse aqui o edital nº 11/2022. Acesse aqui o edital nº 12/2022.

                                                                                 
No certame, são oferecidas, ao todo, 365 vagas, sendo 230 para professores assistentes (mestres) e 135 para adjuntos (doutores), tornando o concurso o maior já realizado para a Universidade Estadual do Ceará (UECE). As vagas previstas nos editais, dividem-se para provimento imediato de cargos nos cursos já existentes da UECE e ao preenchimento de cargos dos cursos novos criados no âmbito dos campi situados nos municípios de Canindé, Quixeramobim, Aracati, Crateús e Tauá.
FUNSAÚDE Ceará e UECE discutem parcerias para aperfeiçoamento de profissionais da Saúde – Programas de mestrado e doutorado, além de cursos de especialização, foram apontados no encontro

Diretores da Fundação Regional de Saúde (FUNSAÚDE) se reuniram com o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), DÁRCIO Ítalo Teixeira, para firmar parcerias entre as instituições. Na ocasião foram debatidas possibilidades de acordos para a qualificação acadêmica dos profissionais da Fundação e de equipamentos contratualizados. Programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, estratégias para o fortalecimento das residências multiprofissionais, além de fomento à pesquisa e à extensão científica foram discutidos no encontro. “Foi um momento bastante importante, que mostra a integração entre os diversos entes que atendem ao Governo do Ceará e ao público cearense”, afirmou Thereza Magalhães, coordenadora do mestrado em Gestão em Saúde da UECE, destacando o potencial de projetos conjuntos nos campos da Gestão, da Saúde e da Educação. O diretor-presidente da FUNSAÚDE, Manoel Pedro Guimarães, ressaltou o papel fundamental da Universidade na formação de profissionais de diversas áreas. “A Fundação traz, em sua essência, a valorização das pessoas, com foco em um modelo assistencial mais eficiente e humanizado. O caminhar junto às instituições de ensino é necessário para a estruturação e a aplicação desse modelo.

Queremos a UECE cada vez mais presente em nossos hospitais, transformando o saber teórico em práticas de excelência”. Formação continuada – DÁRCIO Ítalo Teixeira acredita que a articulação facilitará a modernização e a implementação de uma nova forma de gestão de hospitais universitários. “A Fundação é uma instituição muito importante e queremos uma gestão inovadora, na qual a gente tenha inserção de pesquisa e ensino com clareza e com competência”, disse o vice-reitor. “A valorização do funcionário por meio do aprimoramento da sua capacitação profissional é um dos princípios da FUNSAÚDE. Entendemos que investir na formação técnico-científica tem impacto direto na qualidade do atendimento à população, além de gerar pesquisas inestimáveis para o estado do Ceará”, sublinhou a diretora de Pesquisa, Negócios e Inovação Tecnológica da FUNSAÚDE (DPNIT), Melissa Medeiros. Também estiveram presentes no encontro a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Lúcia Duarte, e o diretor de Atenção à Saúde da Fundação (DAS), André Macedo. PRAE/UECE divulga resultado da análise de documentos para o CadFECOP 2022.1

A Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE/UECE) divulga resultado de análise das documentações para o cadastro do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP). Todos os estudantes que foram convocados devem verificar seu e-mail institucional, por onde será enviado link para as entrevistas, que serão virtuais, pelo GOOGLE MEET. A PRAE salienta que deve ser verificado, inclusive, caixa de lixo eletrônico e/ou de spam, caso o link da sala não conste na caixa de entrada do e-mail. O(a) estudante deverá estar online pelo seu e-mail institucional na data e horário marcado para entrevista.

Inscrições abertas para especialização em Direito Tributário

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (FUNDETEC) e a Coordenação da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário e Processo Tributário, abrem inscrições para início de nova turma. A especialização propicia a adequada qualificação técnica necessária ao bom exercício profissional na sociedade e tem como público alvo o profissionais com curso superior concluído e bacharéis em direito, advogados, juízes, promotores, servidores públicos, profissionais de consultarias e de áreas relacionadas ao meio ambiental. O curso conta com carga horária de 360 horas teóricas e 60 horas para monografia, no total de 420 horas. A inscrição necessita da seguinte documentação: Curriculum atualizado, RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e Diploma (ou declaração de conclusão do curso de nível superior).

 

Maiores informações:
Fátima Cabral (Secretária)
Telefones / WhatsApp (88) 99241-8896 / (88) 99966-1988
E-mail:  fafabcabral@gmail.com

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Direito Penal e Criminologia. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (FUNDETEC) e a Coordenação da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Criminologia, abrem inscrições para início de nova turma. A especialização capacita o operador do direito criminal e outros profissionais que atuem nas atividades de controle social para o exercício consciente, crítico e democrático de suas funções no âmbito processual penal. Desenvolve no profissional a capacidade de compreensão crítica da problemática do crime e do controle social na atividade de pesquisa e de docência nas áreas jurídicas e correlatas. Tem como público alvo os graduados em Direito, Sociologia, Psicologia, Ciências Sociais e afins, tem duração de 12 meses de aula presencial  com carga horária de 420h/a.
Maiores informações:
Fátima Cabral (Secretária)
Telefones / WhatsApp (88) 99241-8896 / (88) 99966-1988
E-mail: fafabcabral@gmail.com
 
URCA/Museu de Paleontologia integra programação da 20ª Semana dos Museus
A Universidade Regional do Cariri (URCA) participou este ano, da 20ª Semana dos Museus que teve como principal temática ‘O poder dos Museus’. Uma programação foi desenvolvida na região, no intuito de chamar a atenção para esses importantes espaços de memória e de cunho científico, para que haja cada vez maior interação entre os equipamentos e a sociedade. O evento contou com exposição e palestras sobre a paleontologia, oficinas sobre a paleoarte, contando com os alunos da E.M.E.I.F Dep. Furtado Leite – Distrito de Anjinhos. O diálogo se ampliou abordando a importância do patrimônio fossilífero com os integrantes da Associação dos Trabalhadores Rurais do Sítio Mororó, com a mediação de Andressa Alencar, Werton Ribeiro e João Eudes. O Museu Inclusivo foi abordado durante roda de conversa, com uma proposta em construção, através da participação das professoras Rerbelânia Pereira e Georgia Alencar.

Outros temas foram abordados, como o tempo geológico, Estudo de Paleontologia e Geologia com realidade aumentada, e técnicas de imageamento no estudo dos fósseis, com a Física Naiara Cipriano, além das técnicas de preparação de fósseis (vertebrados e invertebrados), com a paleontóloga Olga Alcântara, contando com a mediação de Paleontólogo Dr. Renan Bantim. Duas oficinas finais estiveram na programação, sobre as rochas da Bacia do Araripe, com o paleontólogo Renan Bantim, e réplicas de fósseis em gesso e diálogo sobre contrabando de fósseis com os visitantes.