SINDESP

UECE EM NOTÍCIA

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.189-SINDESP.ORG.BR

AVALIAÇÃO DA CAPES APONTA CRESCIMENTO EXPRESSIVO NO DESEMPENHO DE MESTRADOS E DOUTORADOS

 

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) conheceu os resultados da aferição dos seus programas de pós-graduação. A avaliação, feita a cada quatro anos, é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e na consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos estados brasileiros.  As apreciações formam de extraordinário nível de qualidade e excelência mostrando o grau de ensino superior alcançado pela UECE. (Ampla matéria no JESS-PORTAL DA NOTÍCIA). O Grupo de Estudos Práticas de Letramentos, Gêneros Textuais e Formação Tecnológica do Professor (PRAGENTEFORTE) da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) promove nos dias 20 e 21 de setembro próximos, o V SIMPRAGENTEFORTE.  O evento acontece no campus da FAFIDAM, em Limoeiro      do Norte. O encontro é vinculado ao curso de Letras e coordenado pela professora Ana Maria Pereira Lima.  A PRÓ-REITORIA de Extensão (PROEX) divulga a Chamada Pública para submissão de trabalhos em formato de capítulos para compor um e-book temático intitulado “Atividades de extensão inseridas no currículo: contribuições do fazer pedagógico”. A produção da Coletânea será organizada pela Câmara de Extensão da ABRUEM, da qual a PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO da UECE faz parte, e as instituições municipais e estaduais filiadas à ABRUEM estão convidadas a submeterem capítulos para compor o livro. O prazo de envio é até 30 de setembro de 2022 para o e-mail  proepe@unifimes.edu.br, em formato WORD, de acordo com as orientações do TEMPLATE elaborado especialmente para a Coletânea.

 

NOTÍCIAS DIVERSAS

O mercado tradicionalmente ligado à cultura cearense, o artesanato regional contempla diferentes estilos, aprendizados e referências que atravessam gerações. Em busca de estimular esse segmento, a Feira Nacional de Artesanato e Cultura (FENACCE) chega à sua 4ª edição, com uma programação focada nos negócios. A feira será realizada no Centro de Eventos do Ceará, a partir de16/09 até o dia 25 de setembro. Para ter acesso ao evento, é preciso doar 2 quilos de alimentos não perecíveis. O tema deste ano será “Arte de toda parte” e faz referência à pluralidade das cinco regiões brasileiras, que serão representadas por 300 stands e mais de 1.000 artesãos, das mais diversas manifestações de artesanato. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mercado de artesanato emprega 10 milhões de pessoas e movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano. CULTURA NACIONAL -Durante a feira, um dos espaços será o Salão do PAB, que contempla produtores e expositores de 20 estados do país.

Ceará já registrou 146 casos da varíola dos macacos segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (SESA). Foram confirmados três casos de MONKEY POX em Crato(CE). Os pacientes foram confirmados por meio de exames laboratoriais e estão em isolamento, sendo acompanhados desde a entrada no serviço municipal de saúde da região.