JESS – Portal da Notícia – Edição 2.313 – sindesp.org.br
Reduzir fronteiras e ampliar as pontes para a pesquisa e o conhecimento científico estão entre os objetivos da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que, para isso, vem intensificando a parceria com instituições de ensino e pesquisa internacionais, por meio do Escritório de Cooperação Internacional (ECINT), uma célula de assessoria ligada diretamente à Reitoria. “O ECINT é responsável por coordenar e promover a política de internacionalização e a política linguística da UECE.
A experiência internacional é um recurso estratégico no desenvolvimento de potenciais humanos, na circulação da produção acadêmica e cultural e no impulso ao desenvolvimento regional”, Em funcionamento desde 2012 como uma célula ligada à reitoria, o ECINT foi formalmente instituído em junho deste ano, sendo uma peça fundamental para promover a internacionalização da UECE, elemento relevante no Plano de Gestão 2021-2025. O escritório atua nos seguintes eixos: convênios e cooperações internacionais, mobilidades acadêmicas internacionais, idiomas, comunicação institucional e eventos, planejamento e avaliação e função administrativa e apoio acadêmico.
A UECE pode fortalecer programas, projetos e ações de internacionalização da universidade de forma cooperada e participativa, envolvendo toda a comunidade acadêmica e instituições conveniadas; consolidar a Política Linguística UECE junto à comunidade acadêmica; promover a UECE na comunidade internacional mediante o fortalecimento de ações cooperadas e a ampla divulgação de suas atividades acadêmico-científicas e socioculturais; e difundir a cultura brasileira e a língua portuguesa do Brasil junto à comunidade internacional.
Como entidade com atuação transversal na atual gestão da UECE, o trabalho do ECINT converge de forma mais próxima com os seguintes objetivos presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): Contribuir para o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural do Ceará, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão; Melhorar continuamente o desempenho institucional, garantindo a excelência do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão; Promover a inovação nos âmbitos de atuação interna e externa da Universidade; Promover a Internacionalização das ações universitárias; Garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência na universidade; Contribuir para a inclusão social das pessoas em situações de vulnerabilidade; Valorizar o corpo docente e o técnico-administrativo; Garantir a sustentabilidade financeira da universidade; Garantir a permanência qualificada do corpo discente na universidade; e Expandir e fortalecer as ações universitárias no interior do estado”.
Acordos Internacionais
Atualmente, existem 27 acordos de cooperação internacional em vigência com 13 países: Alemanha, Angola, Argentina, Canadá, Cuba, Espanha, França, Guiana Francesa, Hungria, México, Paraguai, Portugal e Estados Unidos. “Novos convênios foram assinados com Instituições de Ensino Superior brasileiras: A Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
Estes acordos permitiram ofertar vagas de estágio no ECInt para estudantes dos cursos de Relações Internacionais, Comunicação Social, Jornalismo e Marketing, não contemplados no escopo de cursos de graduação da UECE. Participamos da celebração do convênio UECE-SENAC, no âmbito do qual se vislumbra, no primeiro momento, a realização de uma Especialização em Gestão de Negócios Gastronômicos”, conta, acrescentando que outros quatro convênios estão em negociação”.
FONTE: UECE-NOTÍCIAS