UECE Giro De Notícias De Julho

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.011 –SINDESP.ORG.BR

HOMENAGEM A BIBLIOTECÁRIA – A profissão de bibliotecário (a) é uma das mais antigas do mundo, mas no Brasil só foi regulamentada em 1962 pela Lei 4.084, comemorando-se então 60 anos. Para exercê-la é exigida formação de nível superior em biblioteconomia e ser registrado no Conselho Regional de Biblioteconomia. Com currículo de cunho humanista e generalista, a informação, para além dos livros, é o objeto de estudo e de trabalho dos profissionais dessa área de atuação. A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) reconhece o valor deste profissional e atualmente conta com seis bibliotecários terceirizados à frente do Sistema de Bibliotecas, sendo liderados pela servidora e diretora, MARIA CLAUDINEIDE TELES CARNEIRO.

HOMENAGEM AO PROFISSIONAL DE QUÍMICA – O Dia Nacional dos Profissionais de Química foi comemorado em 18 de junho, data em que, no ano de 1956, foi promulgada a “Lei Mater dos Químicos” – Lei nº 2800/56, que regulamentou a profissão de Químico e criou o Conselho Federal de Química (CFQ) e os Conselhos Regionais de Química (CRQS). Por ocasião da data comemorativa, o docente do Curso de Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú, professor doutor Murilo Sérgio da Silva Julião, foi um dos profissionais homenageados pelo Conselho Regional de Química da 10ª Região. A solenidade ocorreu no dia 20 de junho, na sede do Conselho, em Fortaleza. Químico Industrial há 32 anos, dos quais 4 anos foram em indústria e pesquisa e 28 anos no ensino de Química, o prof. Dr. Murilo Julião é professor do curso de Química da UVA há 24 anos, onde tem atuado no tripé ensino, pesquisa e extensão”.  O docente da UVA é bacharel em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará [UFC]0) e possui mestrado em Química Analítica (1996) e doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo [USP-Capital]. Recentemente o professor foi também foi eleito para compor a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Química, que tem como principal objetivo dar suporte ao sócios locais e contribuir com a divulgação da Química nas suas diversas vertentes.

ALUNOS da disciplina de Antropologia Geral e Jurídica do curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizaram nesta terça-feira, 21 de junho de 2022, uma visita técnica ao Fórum Doutor José Saboya de Albuquerque, da comarca de Sobral, sob a orientação do docente responsável pela disciplina, prof. Dr. OANNES PAULUS SILVA FORTE

LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM – Em evento realizado no auditório do Hospital do Coração de Sobral na última segunda-feira, 20 de junho de 2022, a Liga Acadêmica de Enfermagem em Cardiologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (LECARDIO/UVA) empossou seus novos membros discentes e sua nova diretoria.  A LECARDIO constitui um projeto de extensão de iniciativa discente, sob orientação docente, criada a partir da necessidade de acadêmicos da área de Ciências da Saúde em propiciar momentos de integração entre a academia e o serviço por meio de ensino, pesquisa e extensão em enfermagem cardiovascular, permitindo, assim a formação de indivíduos críticos e reflexivos. Compuseram a mesa da solenidade a pró-reitora de Extensão da UVA, professora Rebeca Sales, a professora Keila Ponte, diretora ajunta do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e coordenadora docente da LECARDIO, o enfermeiro e fundador da Liga, Kairo Frota e a coordenadora discente da LECARDIO, Ingrid Kelly. Assumiram a nova diretoria os alunos do curso de Enfermagem Ingrid Kelly, Thais, Miguel, Vitória, Janaína, Agnes, Cristiane e Eliane. A nova turma da Liga passa a ser formada pelos acadêmicos Bianca, Luan, Edylla, Tamila, Maria, Eduarda, Vitória, Bruna, Natália e Khris Nayra. Os novos ligantes, como costumam ser chamados, atuarão na LECARDIO pelo período de um ano.

Pró-reitora Adjunta de Extensão e Cultura da Universidade Estadual Vale do Acaraú, professora Gabriela Cavalcante, e o professor Osmar Vasconcelos, Coordenador Interinstitucional e Comunitário da PROEX, receberam na sala da Pró-Reitoria, campus CIDAO, o presidente da Federação Sobralense de Associações Comunitárias, Entidades Não Governamentais e de Assistência Social (FESEC), Antônio Pereira da Silva (Neto). O encontro ocorreu no último dia 15 de junho. A reunião teve como objetivo ampliar o conhecimento entre as representações, objetivando intensificar aproximações entre a Universidade e Organizações Sociais, através da realização de atividades acadêmicas, dentre elas a extensão universitária. De acordo com o professor Osmar Vasconcelos, a UVA e a Federação trazem interesses, motivações e realizam atividades que se complementam.

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) marcou presença no 49º Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), que teve como tema “A Extensão Brasileira em (nova) perspectiva”. Sediado em Uberlândia-MG entre os dias 7 e 9 de junho, o encontro ocorreu de forma híbrida e reuniu pró-reitores de extensão das Universidades Públicas, entre eles, a pró-reitora de Extensão e Cultura da UVA, professora Rebeca Sales Viana.