JESS –PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO -3.189-SINDESP.ORG.BR
O documentário inédito “Dança Nossa de Cada Dia: Acessibilidade e Inclusão nas Artes”, produzido pelo grupo cearense Bandeira das Artes, será lançado no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro, às 16 horas, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza (CE). O documentário aborda a acessibilidade voltada tanto para os artistas, como para os públicos com deficiências. Imagens de bastidores e depoimentos de profissionais estão no filme produzido durante a realização do projeto “Dança: Arte que Transforma Vidas”, da Associação Elos da Vida, que há mais de 20 anos colabora com a inclusão de pessoas com deficiências através da arte. Todos os processos inseridos na plataforma de acessibilidade do filme têm a consultoria de profissionais com deficiência que atuam na área de Tradução Audiovisual Acessível (TAVA).Pesquisadores(as) do Grupo LEAD (LEGENDAGEM E AUDIODESCRIÇÃO) da UECE e Colaboradores (as) da UFC assinam a parceria com a plataforma de acessibilidade do filme, como também, os profissionais do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/SUPERDOTAÇÃO E MOBILIDADE REDUZIDA – NAAI, que desde 2021 vem atuando em todos os campi da UECE.
Programação Especial – “Somos Todos Um”. Esse é o título do mais recente espetáculo que a Cia. Da Dança Sobre Rodas encenará após a exibição do filme. Serão apenas dois números de “Somos Todos Um” chamados de “Forró” e “Sinal de Amor” que juntos têm a duração de 10 minutos e participação das bailarinas Ana Raquel Vieira e Marciana Teixeira (cadeirantes) e, também, dos bailarinos Lindemberg Carvalho e Alexsandro Diogo (sem deficiências). O espetáculo que estreou em junho de 2022 serviu como inspiração para o documentário. Além da apresentação, haverá no final, uma Roda de Conversa com a equipe do filme, os (as) pesquisadores (as) das universidades, artistas, produtores e gestores culturais, estudantes e demais pessoas com e sem deficiências interessadas em traçar caminhos para a ampliação da cidadania cultural através das artes.
Dança Nossa de Cada Dia: Acessibilidade e Inclusão nas Artes –
Direção: Klístenes Braga -Duração: 13 min. Ceará – Brasil | 2022 -Data: 21/09/2022 -Horário: 16h Local: Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira – Fortaleza | CE) -Acesso LIVRE -> Os públicos com deficiências contarão com recursos de acessibilidade durante toda a programação.
#DescreviPraVocê Banner digital retangular vertical de divulgação da pré-estreia do filme Dança Nossa de Cada Dia: Acessibilidade e Inclusão nas Artes. Fotografia em cores de um homem visto de costas, à direita. Veem-se parte do lado esquerdo do seu rosto e o seu ombro esquerdo. Ele usa microfone headset e óculos e olha na direção de um palco iluminado, em que se destaca uma intensa luz amarela. Na parte superior da peça, está escrito: Roteiro, Direção e Produção – Klístenes Braga; Direção de Fotografia – Tim Oliveira; Captação de Imagem e Som – Leandro Stigliano, Rômulo Santos e Tim Oliveira; Edição e Montagem – Tim Oliveira; Arte Gráfica – Tim Oliveira; Acessibilidade – Grupo LEAD/UECE. Na sequência, no centro do banner, há o título do filme em letras amarelas e brancas. Abaixo do título lê-se: Um filme Bandeira das Artes. Em seguida, lê-se: Pré-estreia – 21 de setembro, às 16h, no Cineteatro São Luiz. Na parte inferior, à esquerda, há os logotipos dos parceiros: Grupo LEAD, NAAI e Universidade Estadual do Ceará. #acessibilidade #cultura #arte #acessibilidadecultural #cinemaacessível #dança #dançaacessível #audiodescrição #legendagemparasurdoseensurdecidos #libras
Assessoria de Comunicação UECE -Avenida Silas Munguba, 1700 – Campus Itaperi Acompanhe nossas redes sociais: Instagram: @ueceoficial Facebook: Uece Oficial Youtube: Uece Oficial
Fonte : UECE – NOTÍCIAS