SINDESP

UECE – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

JESS – Portal da Notícia – Edição 2.281 – sindesp.org.br

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), no âmbito da missão de produzir e disseminar conhecimento e formar profissionais com foco na competência tecnológica e no desenvolvimento sustentável, tem buscado desenvolver ações vinculadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em seus programas e projetos, seja na área da formação, da pesquisa e da extensão.

A UECE decidiu formalizar sua participação na Rede ODS Brasil porque considera o papel imprescindível desta rede na discussão e construção partilhada de intervenções para a implantação das agendas de desenvolvimento da ONU. Porque considera os princípios da gestão horizontalizada e compartilhada, do respeito à diversidade regional e territorial brasileira e do posicionamento público sobre pautas suprapartidárias a base para o diálogo, o pertencimento coletivo e a solidariedade com a Agenda 2030.

Na inserção ao Grupo de Trabalho Ciência Tecnologia e Inovação, a UECE espera poder contribuir e aprender com as experiências de produção e disseminação de conhecimento, numa troca que permita articular estratégias colaborativas de defesa da Agenda 2030 e com o conjunto de direitos com os quais dialoga diretamente. A participação da UECE é muito importante, devido ao papel que a rede desempenha na implantação dos temas de desenvolvimento da ONU, estabelecidos na agenda 2030.

Esses temas vão ao encontro dos princípios da Universidade Estadual do Ceará, no sentido de uma gestão horizontalizada, compartilhada, na perspectiva de desenvolvimento focalizada na diversidade regional e territorial brasileira, no posicionamento público sobre pautas suprapartidárias, tendo a base o diálogo e o pertencimento coletivo.

Saiba mais sobre a atuação da UECE

No Ranking de Impacto 2021, lançado pela TIMES HIGHER EDUCATION e que avalia as universidades em relação aos ODS, a UECE foi colocada em 92° lugar do mundo e em 4° lugar do Brasil no ODS “Educação de Qualidade”. Tendo em vista que nesse ODS “Educação de Qualidade”, em que a UECE se destaca, o Ranking mede a contribuição das universidades para os primeiros anos, a aprendizagem ao longo da vida, a pesquisa pedagógica e o compromisso com a educação inclusiva, e considerando ainda que nesse indicador, foram ranqueadas 966 instituições do mundo, o resultado é bastante valioso para a comunidade UECEANA.

Diz respeito a aspectos muito caros à atuação histórica da Universidade Estadual do Ceará, inclusive no que se refere ao fortalecimento das licenciaturas e à pesquisa pedagógica. No referido ranking, a UECE atingiu considerável pontuação também nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Boa saúde e bem-estar; Sem pobreza e Parcerias para os Objetivos.No conjunto de seus 162 laboratórios de pesquisa, de ensino e mistos, devidamente institucionalizados, distribuídos por Centros e Faculdades da Capital e do Interior do estado, e de suas políticas de ensino, pesquisa, extensão, de ações inclusivas/afirmativas, bem como de sua organização didático-pedagógica, são muitas as ações que direta ou indiretamente vinculam-se aos ODS. Para ilustrar algumas atuações no que se refere à vinculação mais direta, destaca-se:

Projeto Areninha – Em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto conjuga e integra iniciativas na área de política educacional com política de esporte, no intuito de oferecer uma ampliação da jornada escolar para alunos de escolas municipais de Fortaleza, do 6° ao 9e ano. Atualmente, são atendidos 1.600 estudantes, em cinco Escolas Areninhas.

Realização da quarta edição do Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades, pela prefeitura de Fortaleza, Com apoio da UECE

O evento, vinculado integralmente à Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visou reunir especialistas e líderes políticos nacionais e internacionais para o debate de políticas públicas que transformaram cidades. Incluiu sete painéis temáticos, entre eles: Mobilidade, Espaços Urbanos e Cidadania; Saúde; Juventude e Empreendedorismo; Economia e Cidades Criativas; Educação; Primeira Infância; e Protagonismo das Cidades.

Participação na criação do Inventário da Fauna LOCAL, o primeiro do Brasil

O Inventário focaliza o alcance dos ODS que se relacionam diretamente com a preservação da fauna local, como a ODS 2, que é a “Fome Zero e Agricultura Sustentável”. O docente da UECE e coordenador-científico do Inventário, Hugo Fernandes, destaca que outro objetivo importante alinhado ao projeto é o 15, “Vida Terrestre”. Um dos objetivos é inventariar, isto é, fazer um levantamento das espécies, além de proteger, recuperar os ecossistemas, gerir de forma sustentável.

Programa Cidadania Territorial e Protagonismo Juvenil – Nós Propomos!

Tem por objetivo fortalecer a relação universidade – comunidade – escolas – centros urbanos de cultura, arte, ciência e esporte, orientando-se para o desenvolvimento integral dos(as) jovens, nas suas dimensões intelectual, física, social, emocional e cultural, considerando as demandas complexas do cotidiano e do mundo do trabalho, bem como as agendas dos DHESCAs e dos ODS/Agenda 2030. O Programa visa apoiar, por meio da concessão de bolsas, a profissionalização e a formação inicial, fundamentada na ação dialógica com a escola e a comunidade e nos princípios da sustentabilidade. Visa, por meio da extensão universitária, alicerçar a interação e troca de saberes acadêmicos, escolares e populares, bem como a participação coletiva para ações transformadoras visando à justiça social e à igualdade de direitos.

Diagnóstico socioeconômico e plano de geração de trabalho e renda: Zona especial de interesse social do Pirambu

Material elaborado através do TDCO no 001/2019/CIDADES/ FUNECE em parceria com o IPLANFOR. O relatório é parte integrante do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF) da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) do Pirambu. O PIRF, instrumento previsto no Plano Diretor Participativo de Fortaleza, consiste em um plano de regularização fundiária elaborado a partir de uma abordagem sistêmica, envolvendo análises do processo de ocupação do território e integração de políticas econômicas, fundiárias, ambientais e urbanísticas. O plano foi desenvolvido de forma democrática e interativa e contou com a colaboração dos moradores da ZEIS Pirambu.

O trabalho é resultado de uma parceria interinstitucional entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), o Governo do Estado do Ceará, via Secretaria das Cidades, e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), representada por sua equipe técnica instituída pelo então Reitor José Jackson Coelho Sampaio, em 2019. Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, destaca-se a meta 4.2: “Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e as mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo a universidade” (IPEA, 2018, p.115). Ressalta-se a importância do acesso à formação, principalmente para geração de trabalho e renda. Nesse sentido, realizou-se o mapeamento de instituições e equipamentos voltados para formação técnica, profissional e superior localizados nos bairros que englobam a ZEIS Pirambu e nos bairros adjacentes que formam a Zona de Influência Econômica.

Projeto Mapeamento Cartográfico das atividades relacionadas com a economia do mar e sua relação com os ODS

O Projeto de Pesquisa, coordenado pelo Docente e Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UECE, Samuel Façanha, oferece contributos para os estudos e intervenções sobre a vulnerabilidade socioeconômica do litoral cearense.