JESS – Portal da Notícia – Edição 2.351 – sindesp.org.br
Por meio do Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em situação de Violência (NAH) e do Laboratório de Estudos e Pesquisa em AFROBRASILIDADE, Gênero e Família (NUAFRO), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) terá programação voltada para a mobilização “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, realizada anualmente em diversos países.
Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação da violência contra a mulher e deixando em evidência a luta pela garantia dos Direitos Humanos das mulheres. No Brasil, são 21 Dias de Ativismo, tendo seu início em 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, enfatizando a dupla discriminação sofrida pela mulher negra, e terminando no dia 10 de dezembro.
Na programação da UECE, o mini-curso Enfrentamento à Violência contra as Mulheres nas Redes Sociais: estratégias e táticas dos coletivos feministas jovens e o mini-curso Literário Feminista – Um diálogo com as autoras. Os minI-cursos integram também a programação da XXVI Semana Universitária da UECE. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira, dia 11, e serão realizados nos dias 23, 24 e 25 de novembro.
No dia 26, em parceria com a Casa da Mulher Brasileira, haverá às 15h, pela internet, a mesa-redonda “Violência contra as mulheres na Universidade: ações e desafios institucionais”. O evento terá como debatedoras as professoras Teresa Esmeraldo (NAH/UECE) E ZELMA Madeira (NUAFRO/UECE); e como expositora, Milena Barroso (UFS). Em 1º de dezembro, às 19h, também pela internet, acontecerá a aula pública “FEMINICÍDIOS em Fortaleza: dificuldades institucionais e circuitos de violência”, com a professora Geórgia Oliveira (UFC), e mediação da professora Paula Brandão (UECE).
FONTE: UECE NOTÍCIAS