SINDESP

UECE Possui Mais de 70% dos Cursos de Graduação Classificados Entre Bons e Excelentes

JESS – Portal da Notícia – Edição 2.408 – sindesp.org.br

71% dos cursos presenciais da UECE figuram como bons, muito bons e excelentes e 58% dos cursos EAD são classificados como muito bons e excelentes pelo Guia de Faculdades (Quero Educação e jornal O Estado de São Paulo)

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) é destaque no Guia de Faculdades, parceria de Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo, divulgado neste domingo, 24 de outubro. A UECE possui 50 cursos presenciais listados como excelentes (5 Estrelas), muito bons (4 Estrelas) e bons (3 Estrelas) e 7 cursos EAD listados como muito bons (4 Estrelas) e bons (3 Estrelas).

Os dois cursos que obtiveram nota máxima (5 Estrelas) são as Licenciaturas em Geografia e História do campus de Fortaleza. Para o coordenador de curso de História, professor GLEUDSON Passos, “a excelência no ranking do Guia de Faculdades atesta o esforço coletivo de professores, funcionários e estudantes do Curso de História CH UECE em construir uma licenciatura de qualidade, junto à pesquisa, ao ensino e à extensão universitária para a sociedade cearense.

É a prova que a orientação democrática, participativa e científica do nosso Plano Pedagógico tem dado resultados satisfatórios na busca de um mundo com menos desigualdades e mais oportunidades à população.” Para o professor, esse resultado evidencia a alta qualidade do corpo docente do curso e da universidade. “Também estão evidenciados a produção intelectual e o engajamento acadêmico dos nossos professores (pós-doutores em sua maioria) em promover a formação científica dos nossos alunos, através das bolsas de monitorias, atividades de extensão e iniciação científica” aponta.

A pesquisa para a construção da Guia utiliza metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de mais de 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia da Faculdade atua como instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior.

Em 2021, a pesquisa contou com a participação de 9.500 coordenadores e professores de ensino superior de todo o País como avaliadores. Os pesquisadores levam em consideração a qualidade do corpo docente, do projeto pedagógico e da infra-estrutura. O processo de tabulação dos resultados começa com o descarte da maior e da menor nota recebidas por cada curso. Das notas restantes, extrai-se a média numérica de cada curso em 2021.Os cursos EAD também obtiveram destaque nessa edição do ranking.

Sete cursos foram listados [Ciência da Computação (Licenciatura); Ciências Biológicas (Licenciatura); Educação Física (Licenciatura); Geografia (Licenciatura); Matemática (Licenciatura); Pedagogia (Licenciatura) e; Química (Licenciatura)], quadro deles com 4 Estrelas.Para o reitor da UECE, professor HIDELBRANDO Soares, “a associação ensino, pesquisa e extensão, no processo de formação na graduação é o caminho para o êxito acadêmico de nossos cursos. Queremos todos os nossos cursos com avaliação de excelência, essa é a nossa meta institucional. As lutas por concurso público para docente e servidores, por infra-estrutura de qualidade e maior investimento na universidade fazem parte das estratégias para alcançar a excelência” finaliza.

FONTE: UECE – NOTÍCIAS