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UECE PROGRAMA DE INCLUSÃO

A UECE deu um passo significativo rumo à inclusão e à acessibilidade com a criação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E MOBILIDADE REDUZIDA (NAAI), cuja criação e o regimento foram aprovados em 2021 pelo Conselho Universitário (CONSU) da UECE. A iniciativa alinha-se aos artigos 205 e 206 da Constituição Federal, que asseguram o direito à educação e à igualdade de acesso e permanência na escola. Também atende à Lei nº 13.146/15, a Lei Brasileira de Inclusão. O objetivo principal do NAAI é propor e coordenar políticas e ações que garantam a inclusão, a permanência e o acompanhamento dessas pessoas na UECE. A professora Marisa Aderaldo, coordenadora geral do NAAI, explica que o núcleo assessora diversas PRÓ-REITORIAS, direções de centros, faculdades, institutos e coordenações de cursos de graduação e pós-graduação. “Nosso corpo técnico inclui AUDIODESCRITORES, intérpretes de Libras, auxiliares administrativos e bolsistas FECOP, todos empenhados em criar condições de inclusão e acessibilidade física e pedagógica em todos os campi da UECE”, afirma a professora. As ações desenvolvidas pelo NAAI fazem muita diferença na vida da Daniela Lopes dos Santos, estudante surda do curso de pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI/UECE).

Aluna da UECE desde 2022.1, Daniela fala com emoção de sua aprovação: “quando fui aprovada no vestibular, eu fiquei muito feliz, muito emocionada. Já cursando as disciplinas na FECLI, sou auxiliada pelos seis intérpretes existentes na unidade que dão apoio a todos nós, surdos, cegos e demais alunos que necessitam. Eu faço as minhas atividades que os professores solicitam, inclusive seminários, e eles me auxiliam. Nas palestras os intérpretes também estão lá, para que nós, surdos, sejamos incluídos”, comenta. “Acessibilidade e inclusão, aqui tem, sim!”, finaliza Daniela.

A crescente chegada de alunos do espectro autista, deficiência intelectual e variedades de transtornos mostra que o ensino superior passou a ser uma possibilidade pouco imaginada até bem pouco tempo atrás e, dentre os aspectos positivos, coloca toda a comunidade diante de desafios cotidianos a transpor.

Em uma ação concreta para promover a acessibilidade, a UECE adquiriu computadores adaptados para pessoas cegas e com baixa visão, equipados com os aplicativos NVDA e DOSVOX. Esses equipamentos foram disponibilizados nas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UECE (SISBUECE), tanto na capital, quanto no interior do estado. As equipes das bibliotecas foram treinadas para o uso adequado desses recursos, que permitem a leitura autônoma através de síntese de voz.

 O NVDA, sigla para NONVISUAL DESKTOP ACCESS, é uma plataforma de código aberto que lê o Windows para facilitar a inclusão digital de pessoas cegas. Já o DOSVOX é um sistema que realiza comunicação por síntese de voz em português ou outros idiomas, proporcionando uma interação amigável através de programas específicos e interfaces adaptativas. Outras ferramentas ASSISTIVAS, a exemplo da foto abaixo, que mostra uma lupa, auxilia pessoas com baixa visão a participar de uma atividade em sala de aula juntamente com demais colegas. E o mesmo pode-se dizer da linha BRAILLE, que substitui o BRAILLE em papel e proporciona leitura de qualquer texto introduzido na memória do equipamento, ou do OMNIR READER, equipamento que faz a leitura oral de qualquer texto verbal, seja .txt, seja .jpg. No que diz respeito à adoção de políticas afirmativas da UECE, a professora Marisa Aderaldo destaca que a inclusão dessas pessoas deve ser um compromisso de todos, isto é, família, Estado e instituição educacional. Portanto, a adesão a uma política afirmativa não apenas deve obedecer aos ditames constitucionais, mas, também, deve provocar uma nova percepção sobre o papel de cada pessoa na construção de uma sociedade mais igualitária.

Nesse sentido, são importantes as ações do NAAI direcionadas a atender alunos e alunas com deficiência, tanto no sentido de auxiliar nas demandas específicas que muitos discentes e seus respectivos docentes apontam no âmbito didático e pedagógico, como também em relação à aquisição de determinadas ferramentas ASSISTIVAS que visam criar condições equânimes para o bom desenvolvimento acadêmico desses discentes durante sua permanência na UECE. Atualmente, existem 245 alunos e alunas com deficiência cadastrados no SISACAD em toda a UECE, sendo que o NAAI mapeia os novos candidatos e candidatas desde as inscrições no vestibular próprio da universidade, bem como a entrada via Enem ou pela transferência entre as IES, fato que torna possível afirmar que a cada semestre vem aumentando o interesse e a confiança de que serão acolhidos pela Universidade. “A convivência com pessoas com deficiência traz aprendizagens importantes para todos que abraçam a política de inclusão como um marco no processo civilizatório”, finaliza a coordenadora geral do NAAI. Com o fortalecimento do NAAI, a UECE Reforça seu compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade, construindo uma sociedade mais justa e com oportunidades em condições de equidade para todos.  CAMPANHA UECE HOJE – A campanha UECE HOJE tem como principal objetivo dar retorno à sociedade, por meio de informações e declarações, sobre as principais ações realizadas no período de 2021 a 2024, bem como seus impactos para a comunidade interna e externa. A campanha traz notícias semanais, pelo site principal da UECE, e-mail e instagram institucional, sobre as principais ações entre as mais de 400 já realizadas, relacionadas a gestãoobras e reformaspessoal, convênios nacionais e internacionais, aquisições, inaugurações, educação a distância, expansão e interiorização, internacionalização, acessibilidade, bolsas, novos projetos, investimentos e muito mais.

Por meio de declarações de membros da comunidade acadêmica, serão expostos alguns dos impactos positivos já causados por essas ações. Consciente de que ainda há muitas realizações pela frente, a UECE celebra suas conquistas e segue firme com sua visão de futuro, buscando ser uma Universidade de projeção internacional pela excelência do ensino, da produção e disseminação científicas e da inovação tecnológica, tendo por base a contribuição efetiva ao desenvolvimento do Ceará.