SINDESP

UECE RECEBE ALUNOS DO NOVO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 4.248- SINDESP.ORG.BR

 

 

Ocorreu em 26/02/2024, início das aulas do novo curso de graduação em Direito, caracterizando-se como marco histórico para a Universidade Estadual do Ceará(UECE), em quase meio século de sua existência. Os primeiros 40 alunos selecionados por vestibular sendo 19 por ampla concorrência e 21 dentro do perfil   de cotas racial, social e pessoas com deficiência (PcD). Esse cenário possibilita uma pluralidade de formação da turma. Um desses componentes do grupo iniciante foi RENATA CUNHA, de 33 anos, deficiente auditivo e mãe Flora, de 11 meses. Renata expressou o seu contentamento por essa significativa oportunidade para cursar Direito na UECE. “O único curso público que tinha em Fortaleza sempre foi muito concorrido. Agora a chega e abre essa nova porta”

Brilhante aula inaugural no Auditório Prof. Aluísio Cavalcante – UECE/CESA, Campus ITAPERI lecionada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Teodoro Silva Santos   sobre o tema, “A Evolução dos Direitos Humanos nesses 35 anos da Constituição Federal de 1988”

O vice-reitor, DÁRCIO ÍTALO TEIXEIRA, destacou o  papel da Universidade como entidade pública e gratuita, inclusive, com evidência no Norte e Nordeste no trabalho para diminuir as desigualdades sociais.

EXPANSÃO E DESENVOLVIMENTO – Com a nova unidade de ensino em Direito, somam-se nove novos cursos ofertados pela UECE em menos de um ano. A ação está dentro da Política de Expansão e Interiorização do Ensino Superior no Ceará, lançada pelo Governo do Estado em 2022, com o objetivo de aproximar a juventude cearense do conhecimento e das oportunidades que a Universidade oferece.

AMPLIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES – O novo curso da UECE tem como objetivo geral oferecer uma formação profissional qualificada, generalista, crítica e humanística, voltada para a prestação da justiça, o desenvolvimento da cidadania e o efetivo exercício do Direito na sociedade e  finalidades específicas, formar profissionais críticos, reflexivos, com capacidade de análise, argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, capazes de atuar em diferentes instâncias no âmbito judicial e extrajudicial; promover impacto na formação do estudante e na comunidade externa à UECE, por meio da articulação de ações de extensão universitária ao ensino e à pesquisa, fortalecendo a política de responsabilidade social da UECE, e proporcionar desenvolvimento profissional integral, em consonância com as demandas da comunidade, articulando as dimensões teórico-metodológica, técnico-operacional e ético-humanística da formação jurídica.

Com 2.802 inscritos, o primeiro vestibular de Direito, realizado para o semestre 2024.1 teve concorrência de 70,05 por vaga. De acordo com o coordenador do curso, DEMETRIO SAKER NETO, a nova graduação irá, com o tempo, promover um crescimento para a Universidade. “Foi um curso bastante esperado, foi um exame muito concorrido. Então, quem está aqui está de parabéns, não apenas o aluno, mas também seus familiares. Porque sabemos que uma formação como esta afeta a todos. Os estudantes atuarão de acordo com as várias oportunidades que o Direito oferece, na luta, em garantir o direito dos mais necessitados e contribuir com o ordenamento brasileiro. Será um crescimento, não só dos estudantes, mas de toda a UECE”.

O profissional formado pelo curso de Direito da UECE deverá ter uma formação para que atue tanto em áreas tradicionais, como magistratura, promotoria e defensoria pública, quanto em ramos mais recentes, como o direito ambiental, urbano, digital, dentre outros. Desse modo, o egresso da UECE estará apto para atuar em diversos espaços do campo social-jurídico, públicos ou privados, podendo atuar como advogado, juiz, promotor de justiça, procurador, defensor público, delegado de polícia, assessor ou consultor jurídico, entre outras ocupações que visam à defesa e à efetivação de direitos difusos, coletivos e individuais de pessoas físicas e jurídicas.

Prestigiaram o evento os gestores da UECE, professores, alunos, funcionários, familiares dos integrantes da nova turma, convidados especiais, juristas e representando o governador ELMANO DE FREITAS, advogado e patrono do novo curso, a secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sandra Monteiro.

UBI NON EST JUSTITIA, IBI NON POTEST ESSE JUS

A ESSÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS É O DIREITO A TER DIREITOS. (HANNAH ARENDT)