SINDESP

UECE – SATE

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 6.201- SINDESP.ORG.BR      

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UECE – REINAUGURAÇÃO DO PRÉDIO DA SECRETARIA DE APOIO ÀS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (SATE)

A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) REALIZOU, EM 17.06.2025, CERIMÔNIA DE REINAUGURAÇÃO DO PRÉDIO DA SECRETARIA DE APOIO ÀS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (SATE), LOCALIZADO NO CAMPUS ITAPERI, EM FORTALEZA. O ESPAÇO PASSOU POR UMA AMPLA RECONSTRUÇÃO COORDENADA PELA SUPERINTENDÊNCIA DE OBRAS PÚBLICAS (SOP) DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, APÓS SER ATINGIDO POR UM INCÊNDIO QUE COMPROMETEU SUAS ESTRUTURAS. A SOLENIDADE REUNIU GESTORES, PRÓ-REITORES, DIRETORES DE CENTROS E FACULDADES, PROFESSORES, SERVIDORES, E AUTORIDADES QUE ACOMPANHARAM O MARCO DA RETOMADA FÍSICA DE UMA DAS ÁREAS ESTRATÉGICAS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE. COMPARECERAM, AINDA AO EVENTO A SECRETÁRIA EXECUTIVA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO INTERNA, ADELINE LOBÃO E O ASSESSOR, FILIADO DO SINDESP, CÂNDIDO BEZERRA DA COSTA NETO (BCNETO), ALÉM DO DIRETOR DO SINDESP PE.FRANCISCO ARTUR PINHEIRO ALVES QUE CONSAGROU AS NOVAS INSTALAÇÕES E INVOCOU A BENÇÃO DE DEUS PARA PROTEÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS E PARA O PÚBLICO PRESENTE.

O REITOR DA UECE, PROFESSOR HIDELBRANDO SOARES FALOU COM ALEGRIA SOBRE A REINAUGURAÇÃO DO ESPAÇO: “A CERIMÔNIA DE REINAUGURAÇÃO DO PRÉDIO DA SATE REAFIRMA O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ COM UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, INCLUSIVA E INOVADORA. A TRAJETÓRIA CONSOLIDADA DESDE A DÉCADA DE 1990, ALIADA A UMA GESTÃO COMPROMETIDA COM A QUALIDADE E A INTERIORIZAÇÃO, COLOCA A UECE ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR MAIS ATIVAS E ESTRATÉGICAS DO PAÍS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. A SATE REPRESENTA UMA SEMENTE. UMA SEMENTE PLANTADA COM O FIRME PROPÓSITO DE DEMOCRATIZAR O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA TODOS OS CEARENSES, INDEPENDENTEMENTE DA REGIÃO ONDE VIVEM. E ESSA SEMENTE GERMINOU. HOJE, SOMOS PARTE DE UMA REDE SÓLIDA, COMPOSTA POR SEIS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO. SÃO ELAS: UECE, UVA, URCA, UFCA, UNILAB E IFCE, QUE ABRAÇAM JUNTAS O PROJETO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, COM A ATENÇÃO E O APOIO FUNDAMENTAIS DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ”. NA OPORTUNIDADE, MANIFESTARAM SOBRE O EVENTO O VICE-REITOR DA UECE, PROFESSOR DÁRCIO TEIXEIRA, “A PRESENÇA DA UECE NOS INTERIORES DO ESTADO, POR MEIO DOS POLOS DA UAB, TEM FEITO UMA DIFERENÇA IMENSA E EU VEJO ISSO PELAS CIDADES DO INTERIOR DO NOSSO ESTADO QUE TENHO PASSADO. A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO, COM PRESENÇA FÍSICA E SUPORTE PEDAGÓGICO QUALIFICADO, NOS PERMITE FORMAR PROFESSORES, GESTORES E PROFISSIONAIS QUE PERMANECEM EM SUAS REGIÕES, CONTRIBUINDO PARA O FORTALECIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DA CIDADANIA “.O PROFESSOR RAMERES REGIS, COORDENADOR DA SATE MENCIOU SOBRE REINAUGURAÇÃO QUE TAMBÉM ACONTECE EM UM ANO EMBLEMÁTICO PARA NÓS: OS 50 ANOS DA UECE. UMA UNIVERSIDADE QUE VEM CRESCENDO, SE MODERNIZANDO E ASSUMINDO, COM CADA VEZ MAIS CLAREZA, SEU PAPEL COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO, DE DESENVOLVIMENTO E DE JUSTIÇA SOCIAL. POSSO DIZER, SEM HESITAR, QUE, PARA MIM, ESSA É A UNIVERSIDADE MAIS IMPORTANTE DO CEARÁ E É TAMBÉM A MAIS SIGNIFICATIVA, A QUE MAIS TOCOU E TRANSFORMOU VIDAS”, COMEMORA A INAUGURAÇÃO”  O PROFESSOR FRANCISCO FÁBIO CASTELO BRANCO, ATUAL COORDENADOR GERAL DA UAB/SATE/UECE E DIRETOR FINANCEIRO DO SINDESP DISCURSOU LEMBRANDO DAS PARCERIAS IMPORTANTES NO PERÍODO DE RECONSTRUÇÃO DO PRÉDIO: “DEPOIS DE UM LONGO CAMINHO, CHEIO DE DESAFIOS, ESTAMOS AQUI CELEBRANDO NÃO APENAS A REINAUGURAÇÃO DE UM PRÉDIO, MAS A FORÇA DE UM PROJETO COLETIVO QUE NUNCA DEIXOU DE ACREDITAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. QUERO, DE FORMA MUITO ESPECIAL, AGRADECER À PROFESSORA MARIELLE CORTEZ E AO PROFESSOR FRAN MATTOS, AMBOS DETIC -DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO QUE NOS ACOLHEU COM GENEROSIDADE DURANTE UM PERÍODO DIFÍCIL, GARANTINDO QUE O NOSSO TRABALHO NÃO PARASSE. SUA SENSIBILIDADE E APOIO FORAM FUNDAMENTAIS PARA QUE SEGUÍSSEMOS EM FRENTE COM DIGNIDADE E ESTRUTURA. TAMBÉM AGRADEÇO AO PROFESSOR HIDELBRANDO SOARES, CUJA DEDICAÇÃO FOI ESSENCIAL NA CONDUÇÃO DA RECONSTRUÇÃO DESTE ESPAÇO. ACOMPANHEI DE PERTO ESSA OBRA, ÀS VEZES COBRANDO BASTANTE, MAS SEMPRE COM O DESEJO SINCERO DE VER A SATE DE PÉ NOVAMENTE, PRONTA PARA SERVIR AOS NOSSOS ESTUDANTES E PROFESSORES”.

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NA UECE É MARCADA POR PIONEIRISMO E INOVAÇÃO. DESDE 1996, QUANDO FOI IMPLANTADO O PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DO ENTÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E A DISTÂNCIA (NECAD), A UNIVERSIDADE TEM SE DESTACADO PELA BUSCA CONTÍNUA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À FORMAÇÃO SUPERIOR, ESPECIALMENTE PARA REGIÕES INTERIORANAS DO CEARÁ. COM A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) EM 2006, A UECE ASSUMIU PAPEL DE PROTAGONISMO NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS VOLTADAS À EAD, ESTRUTURANDO A ENTÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD), POSTERIORMENTE NOMEADA SATE, COMO UNIDADE RESPONSÁVEL POR ARTICULAR E EXPANDIR A OFERTA DE CURSOS NA MODALIDADE. ATUALMENTE, A ESTRUTURA DA SATE NO ÂMBITO DO SISTEMA UAB É ROBUSTA: SÃO 153 POLOS DE APOIO PRESENCIAL ESPALHADOS PELO ESTADO DO CEARÁ, COM 13 CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FUNCIONAMENTO, SENDO 11 LICENCIATURAS E DOIS BACHARELADOS, E 17 CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO, ALÉM DE INICIATIVAS DE EXTENSÃO. OS NÚMEROS REFLETEM O IMPACTO DIRETO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GESTORES E PROFISSIONAIS EM DIFERENTES REGIÕES DO ESTADO

UECE É A MAIOR OFERTANTE DE VAGAS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO CEARÁ

O GOVERNO DO CEARÁ, POR MEIO DA SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR (SECITECE), LANÇOU EM 2024, 18.430 NOVAS VAGAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB), ALÉM DE 25 NOVOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL DO PROGRAMA. AS 18.430 NOVAS VAGAS REPRESENTAM O MAIOR NÚMERO DA HISTÓRIA DA UAB NO CEARÁ. ELAS ESTÃO SENDO OFERTADAS POR SEIS INSTITUIÇÕES JÁ PARTICIPANTES DO PROGRAMA: UNIVERSIDADES ESTADUAIS UECE, UVA E URCA; E AS FEDERAIS IFCE, UFCA E UNILAB. DE TODAS, A UECE É A MAIOR OFERTANTE DE NOVAS VAGAS, COM 6.560. O RESTANTE DAS VAGAS ESTÁ DISTRIBUÍDO DA SEGUINTE FORMA: UVA (3.210 VAGAS), URCA (1.530 VAGAS), IFCE (2.700 VAGAS), UFCA (2.300 VAGAS) E UNILAB (2.130 VAGAS). COM ESSE LANÇAMENTO, O CEARÁ PASSARÁ A CONTAR COM 65 POLOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB). AS UNIDADES ESTÃO VINCULADAS E SOB SUPERVISÃO GERAL DA SECITECE, EM ÂMBITO ESTADUAL. OS POLOS OFERECEM CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) VOLTADOS, PRINCIPALMENTE, À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AGENTES PÚBLICOS. DE ACORDO COM O ÚLTIMO RELATÓRIO DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP), O CEARÁ TEVE UMA EXPANSÃO NAS MATRÍCULAS, O QUE REPRESENTA UM TOTAL DE 353.362 ESTUDANTES CURSANDO O ENSINO SUPERIOR.

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), TAMBÉM CONHECIDA COMO ENSINO A DISTÂNCIA, É UMA FORMA DE ENSINO QUE PERMITE QUE OS ALUNOS ESTUDEM SEM A NECESSIDADE DE ESTAR FISICAMENTE PRESENTES NA SALA DE AULA. É CARACTERIZADA PELA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM, COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR ESTUDANTES EM LOCAIS REMOTOS OU COM DIFICULDADES DE ACESSO AO ENSINO PRESENCIAL. CARACTERÍSTICAS: FLEXIBILIDADE: A EAD OFERECE FLEXIBILIDADE DE TEMPO E ESPAÇO, PERMITINDO QUE OS ALUNOS ESTUDEM EM SEUS PRÓPRIOS HORÁRIOS E LOCAIS. UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS: A EAD SE BASEIA NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO COMPUTADORES, INTERNET, PLATAFORMAS DE APRENDIZADO ONLINE, VÍDEOS E OUTROS MATERIAIS DIGITAIS. INTERAÇÃO: A EAD PERMITE A INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES ATRAVÉS DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO, CHATS, VIDEOCONFERÊNCIAS E OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. AUTOAPRENDIZAGEM: A EAD ESTIMULA A AUTONOMIA DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, COM A ORIENTAÇÃO DE TUTORES E PROFESSORES.  TIPOS DE EAD: ONLINE: A EAD 100% ONLINE UTILIZA PLATAFORMAS DIGITAIS PARA A TRANSMISSÃO DE CONTEÚDO E A INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES. REMOTA: A EAD REMOTA UTILIZA UMA COMBINAÇÃO DE RECURSOS ONLINE E PRESENCIAIS, COM AULAS ONLINE COMPLEMENTADAS POR ENCONTROS PRESENCIAIS. HÍBRIDA: A EAD HÍBRIDA COMBINA ELEMENTOS DO ENSINO PRESENCIAL E DO ENSINO ONLINE, COM PARTE DAS AULAS SENDO PRESENCIAIS E PARTE SENDO REALIZADAS ONLINE. BENEFÍCIOS: ACESSIBILIDADE: A EAD PERMITE QUE PESSOAS EM LOCAIS REMOTOS OU COM DIFICULDADES DE ACESSO AO ENSINO PRESENCIAL POSSAM ESTUDAR. CUSTO-BENEFÍCIO: A EAD PODE SER MAIS ECONÔMICA DO QUE O ENSINO PRESENCIAL, À REDUÇÃO DE CUSTOS DE TRANSPORTE E OUTROS GASTOS.  QUALIDADE: A EAD PODE OFERECER MATERIAIS DE 

FESTAS JUNINAS –  SÃO JOÃO É SEMPRE SINÔNIMO DE DIVERSÃO!