Nos das 15, 16 e 17 de maio a Universidade Estadual do Ceará (UECE) será sede do V Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil. O evento é uma promoção do GT 8 – Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em articulação com Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado ACADÊMICO INTERCAMPI em Educação e Ensino (MAIE), em parceria com o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), liderado pela professora Isabel Maria Sabino de Farias. O objetivo do Simpósio é contribuir para a socialização e o acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa sobre formação de professores nas diferentes regiões e estados da federação, trazendo para o Ceará a oportunidade de sediar a discussão dessa temática, com isso favorecendo sua visibilidade na agenda da política educativa nacional e, ao mesmo tempo, fortalecendo o PPGE/UECE, instituição promotora do evento que tem como área de concentração a formação de professores. A preocupação com a configuração da formação de professores como campo de estudo no Brasil sustenta a emergência do Simpósio, estratégia epistêmica, política e pedagógica constituída pelos pesquisadores do GT para conhecer, problematizar e fazer avançar esse campo de conhecimento e de investigação. O debate nacional sobre a formação de professores apresenta-se oportuno em vista da retomada da democracia na vida social e política do país, sobretudo, para recolocar a discussão acerca dos processos e políticas tramitadas no último septênio e que repercutem regressivamente sobre a formação desse profissional da Educação. Também realça a relevância do V Simpósio no envolvimento de grupos de pesquisa das cinco regiões brasileiras, garantindo a pluralidade do debate e estabelecendo uma rede de contato entre os programas de pós-graduação e seus grupos de pesquisa que investigam a formação de professores. A quinta edição do Simpósio permitirá o mapeamento de aspectos do campo científico nos quais as pesquisas avançaram e no que precisam avançar, incluindo a análise do aporte teórico, das metodologias e de parcerias internacionais.
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