UECE X FIOCRUZ

JESS – Portal da Notícia – Edição 1.910 – sindesp.org.br

Representantes da UECE receberam a comitiva da FIOCRUZ Ceará e da FIOCRUZ Rio de Janeiro para tratativas de cooperação entre as instituições no tocante ao desenvolvimento da vacina contra a COVID-19, 2H120 DEFENSE. A reunião contou com a apresentação dos resultados obtidos na fase pré-clínica da pesquisa, apontando as solicitações realizadas pela ANVISA para a aprovação dos estudos clínicos, finalizando com o indicativo de termo de cooperação a ser construído entre UECE e FIOCRUZ.

Os integrantes da FIOCRUZ Rio de janeiro fizeram diversas considerações acerca dos resultados alcançados, pontuando outras formas de investigação, a fim de refinar a pesquisa e os resultados O plano de trabalho que será materializado nos próximos dias teve seu início nessa reunião e na compreensão de que um projeto desse porte, de porte nacional e até mesmo mundial, precisa de cooperação dos pesquisadores brilhantes que temos na UECE e na FIOCRUZ. A produção de ciência que estamos vendo aqui tem o único objetivo de atender às expectativas da nossa população. É a universidade respondendo à sociedade, para a melhoria de sua qualidade de vida.

Após a reunião técnica, a professora Izabel Florindo apresentou o Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM) e agradeceu a disposição e a colaboração da FIOCRUZ, destacando o empenho da equipe do Laboratório, além de agradecer o apoio do Governo do Estado no desenvolvimento da pesquisa da vacina cearense. A cooperação entre UECE E FIOCRUZ visa fazer os ajustes solicitados pela ANVISA na fase de testes em animais, revendo, refazendo e ampliando resultados obtidos nesses testes, para que os pesquisadores possam realizar a submissão de documentos, solicitando, assim, a autorização para dar início aos testes em humanos.

FONTE: UECE NOTICIAS