JESS – Portal da Notícia – Edição 1.827 – sindesp.org.br
Dirigentes, cientistas da UECE e representantes da FIOCRZ estiveram reunidos recentemente para apreciar os trabalhos de desenvolvimento da vacina cearense contra a COVID-19, batizada de 2H120 Defense. O encontro objetivou o fortalecimento da parceria entre UECE e FIOCRUZ na produção do insumo cearense. Foram apresentados detalhes, de todos os passos da pesquisa, que se encontra em processo de aprovação para a fase clínica. A vacina foi testada com sucesso, tendo sido solicitada a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para aplicabilidade de testes com humanos.
Participaram da reunião o secretário da SECITECE Inácio Arruda, o reitor Hildebrando Santos, o presidente da FIOCRUZ Ceará, Carlile Lavor, o diretor da FIOCRUZ, Wilson Savino, e os pesquisadores da UECE Beatriz Fialho e Sotiris Missailidi. Na ocasião, o secretário Inácio Arruda ressaltou o papel do governador Camilo Santana, que determinou a realização de tudo que for necessário para o desenvolvimento da vacina.
Os pesquisadores explicaram que a vacina 2H120 Defense propõe uma nova forma de uso de um coronavírus aviário atenuado, que está no mercado há décadas e que não causa infecção em seres humanos. Essa vacina é constituída por uma cepa de coronavírus muito parecida com o SARS- CoV-2, capaz de induzir uma resposta imunológica protetora contra o novo coronavius.
FONTE: UECE NOTICIAS