O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), lançará, na sexta-feira (12), 18.430 novas vagas de educação a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), além de 25 novos polos de apoio presencial do programa. O anúncio será feito no Palácio da Abolição, em Fortaleza, às 9 horas, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo governador ELMANO DE FREITAS. Participarão do evento a secretária Sandra Monteiro, os reitores das universidades envolvidas e os gestores das cidades contempladas.
As 18.430 novas vagas representam o maior número da história da UAB no Ceará. Elas serão ofertadas por seis instituições já participantes do programa: universidades estaduais UECE, UVA e Urca; e as federais IFCE, UFCA e UNILAB. De todas, a UECE é a maior ofertante de novas vagas, com 6.560. O restante das vagas está distribuído da seguinte forma: UVA (3.210 vagas), Urca (1.530 vagas), IFCE (2.700 vagas), UFCA (2.300 vagas) e UNILAB (2.130 vagas).
NOVOS POLOS – Os municípios contemplados com o lançamento dos 25 novos polos são: Acopiara, Aquiraz, Aracati, Assaré, Baturité, Cascavel, Crato, Eusébio, Granja, Horizonte, Itapajé, Juazeiro do Norte, Mombaça, Morada Nova, Nova Russas, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Parambu, Pires Ferreira, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Trairi, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará. Com esse lançamento, o Ceará passará a contar com 65 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As unidades estão vinculadas e sob supervisão geral da SECITECE, em âmbito estadual. Os polos oferecem cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) voltados, principalmente, à formação de professores e agentes públicos. As novas vagas e os novos polos são resultado do Edital 25/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que visa ampliar as vagas em cursos do programa UAB no país. O funcionamento dos cursos é realizado a partir de uma parceria entre governos federal, estadual e municipal, envolvendo, ainda, instituições de educação superior públicas, em polos de apoio presencial localizados nas cidades.
NÚMEROS – De acordo com o último relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Ceará teve uma expansão nas matrículas, o que representa um total de 353.362 estudantes cursando o ensino superior.
No caso da educação a distância, o Governo do Ceará já aprovou a implantação da Universidade Aberta do Ceará (UACE), que oferecerá, em formato EAD, cursos superiores tecnológicos de graduação e pós-graduação, além de atividades de extensão e pesquisa. O projeto é liderado pela SECITECE, por meio de sua Coordenadoria de Educação Superior (CESUP). “Todo o movimento integra o programa estadual Desenvolvimento Integral da Educação Superior, executado pela SECITECE. São novas vagas, novos polos da UAB e novos campi de instituições de ensino superior sendo implantados, que aumentam as oportunidades dos cearenses cursarem a sua graduação e pós-graduação. A ideia é minimizar a migração de estudantes e contribuir para o desenvolvimento regional, dando mais chances de uma vida melhor à população do nosso estado
FONTE – UECE – NOTÍCIAS