SINDESP

Universidades em Ação

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.700 –SINDESP.ORG.BR

MAIS UM RECORDE ALCANÇADO – 3.700 EDIÇÕES – NÚMERO SIGNIFICATIVO

A relevante história através dos tempos, inclusive os elevados destaques das atuais das Universidades Públicas Estaduais representam um expressivo patrimônio da comunidade acadêmica da região nordestina com conceitos e classificações a níveis nacionais e internacionais como instrumento de ensino superior por excelência. Essas entidades são responsáveis em promover o ensino superior impulsionando a difusão do conhecimento humano e o desenvolvimento econômico e social do país.

A UECE em seus 48 anos existência comemorados em 10.03.2023 teve diversas celebrações no corrente anos, especialmente, dos cursos incorporados em sua criação: Escola de Enfermagem São Vicente de Paula (80 anos), Escola de Serviço Social de Fortaleza (73 anos), Escola de Administração (66 anos), Faculdade de Medicina Veterinária – FAVET (60 anos), Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – Limoeiro do Norte(CE) (57 anos); Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC (40 anos), Curso de Medicina (20 anos), Hospital Veterinário Dr. Sylvio Barbosa Cardoso (07 anos) e A Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accioly Vasconcelos da UECE, localizada no município de GUAIÚBA-CE (10 anos), além campi em diversas localidades, Núcleo de Libra, Núcleos de apoio Contábil e Fiscal, Universidade Aberta Brasil- Educação a Distância (22 anos) dentre outros.

Universidade Regional do Cariri (URCA) com sede administrativa na cidade de Crato, fundada em 09/09/1986 (37 anos) contendo outros campi nas cidades de Juazeiro do Norte e Unidades Descentralizadas em Iguatu, Campos Sales e Missão Velha, além do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri. A URCA atende a uma comunidade acadêmica de aproximadamente 12.500 estudantes de cerca de 111 municípios dos Estados do CearáPiauíPernambuco Paraíba, distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação lato sensu.

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi criada através da Lei Municipal nº 214 de 23 de outubro de 1968 pela Prefeitura de Sobral. Seu nome deve-se ao rio que corta a cidade, o Rio Acaraú com sede no Município de Sobral e jurisdição em todo o Estado do Ceará. Foram encampadas pela UVA a Faculdade de Ciências Contábeis, a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, a Faculdade de Educação e a Faculdade de Tecnologia, todos integrantes da Fundação Vale do Acaraú, e a Faculdade de Filosofia da Diocese de Sobral.

Os eminentes, dinâmicos e eficientes gestores públicos comandaram e comandam essas entidades universitárias, em especial, ANTÔNIO MARTINS FILHO(UECE/URCA), CLAÚDIO REGIS QUIXADÁ (UECE),FRANCISCO DE ASSIS DE MOURA ARARIPE(UECE),MANASSÉS CLAUDINO FONTELES(UECE), MANUEL EDMILSON NASCIMENTO(URCA), PLÁCIDO CIDADE NUVENS(URCA) e PADRE FRANCISCO SADOC ARAUJO(UVA) E JOSÉ TEODORO SOARES(UVA), administradores em exercício: HIDELBRANDO DOS SANTOS SOARES (UECE), FRANCISCO DO O’ DE LIMA JUNIOR(URCA) IZABELLE MONTE’ALVERNE NAPOLEÃO ALBUQUERQUE(UVA) com brilhantes e qualificadas equipes de professores e funcionários responsáveis por constantes e extraordinários resultados. É lamentar que alguns ex-professores faltam com gratidão, respeito e reconhecimento as nossas unidades de ensino e seus dirigentes ignorando, depreciando e desmoralizando a relevante memória e preciosas informações universitárias com conceitos de futilidade.