URCA Realiza Vestibular 2021.2 Para os Cursos de Medicina e Turismo

JESS – Portal da Notícia – Edição 2.390 – sindesp.org.br

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou, nos dias 16 e 17 de outubro, o Processo Seletivo Unificado 2021.2 para 31 cursos da instituição contando com os novos criados, de Medicina, em Crato, e Turismo, em Barbalha. As provas foram realizadas em 20 locais e sete municípios. De acordo com a Comissão Executiva do Vestibular (CEV), a abstenção foi de 821 inscritos, o que representa 9,7% para o certame. O processo foi considerado tranquilo nos últimos dois dias.

Dos 8.471 inscritos, 5.160 disputaram as 30 vagas disponíveis para Medicina. O curso foi criado este ano e terá a primeira turma, além do curso de Turismo. Os resultados serão divulgados, conforme o cronograma da CEV, no dia 22 de novembro, incluindo para os dois novos cursos, e o campus da Iguatu, que se encontra com o semestre mais adiantado, com aulas previstas para iniciarem logo depois.

Os demais terão a divulgação do resultado no mês de março. Considerado um momento histórico para a URCA, com os novos cursos criados, a maior concorrência ficou para Medicina, com 314 inscritos por vaga. A formação estará voltada principalmente para a atenção primária em saúde, possibilitando que os novos profissionais tenham formação referência em atenção básica. Os dois novos cursos iniciam a formação em áreas que tinham uma demanda para a região, possibilitando mais profissionais para suprir o mercado.

A URCA terá também o hospital universitário, atualmente o Hospital São Camilo, ao lado do prédio do Curso de Medicina, onde funcionou a Rádio Educadora e o Colégio Pequeno Príncipe, antes pertencentes à Diocese do Crato. Os projetos de criação dos novos cursos foram aprovados este ano pelo Conselho Estadual de Educação e passaram pelas instâncias da universidade, que são o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho Superior Universitário (Consuni).

Fonte: Urca notícias