SINDESP

URGENTE – Prova de Vida dos Servidores do Estado do Ceará

Ainda não foi editada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), nenhuma decisão a respeito da prova de vida para os funcionários estaduais, em especial, por causa da pandemia. no entanto os conceitos e a operacionalização assemelham-se com os critérios adotados pelo INSS.

No ano anterior os ativos e inativos (aposentados e pensionistas) do estado fizeram a prova vida no auto-atendimento do Bradesco. A prova de vida foi feita por meio da biometria, permitindo um processo mais ágil e seguro em breve instruções atualizadas devem ser publicadas como cronogramas, penalidades para os infratores, prazo de validade para os normativos usados para o restante do ano entre outros a renovação cadastral é outro serviço anual operado no Sistema Servidor Online (SEPLAG-Guardião) para acerto de dados funcionais é evidente que haverá destacada divulgação sobre o assunto. O tema INSS inicia teste de prova de vida digital objeto de manchetes e de extraordinária repercussão nacional vinculado nos veículos de comunicação social não poderia deixar de ser mais um informativo para os associados.

Prova de Vida
A prova de vida também conhecida, como “renovação de senha“ ou “fé de vida“ é um procedimento obrigatório no âmbito do funcionalismo público e dos aposentados/pensionistas do INSS que recebem pagamento em conta corrente, conta de poupança ou cartão magnético os segurados (beneficiários) precisam comprovar que estão vivos e portanto, podem continuar recebendo os valores das vantagens salariais è necessário a apresentação de documentos como RG (Registro Geral), Carteira do Trabalho, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou identificação estabelecida por lei, inclusive para procurações lícitas e observância de dispositivos para portadores de doenças graves impedidos de locomoção.