JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.010 –SINDESP.ORG.BR
Sobral recebeu, nesta quinta-feira (30), sua mais nova atração interativa, que funciona dentro da estrutura do Museu do Eclipse. É o Centro Interativo de Ciências, que proporciona uma experiência imersiva e que vai entregar muito mais conhecimento científico aos seus visitantes. A inauguração do espaço contou com a presença da governadora IZOLDA Cela, da vice-prefeita de Sobral, Christiane Coelho, a reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), professora IZABELLE MONT’ALVERNE, o vice-reitor, professor Francisco de Carvalho, o chefe de Gabinete, professor Marcos Aguiar, a pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade, professora Rebeca Viana, e o diretor do Museu e professor da UVA, Emerson Ferreira.
São 26 experimentos interativos com base na luz, parte de uma iniciativa de modernização dos espaços científicos e históricos de Sobral. O espaço propõe uma experiência mais dinâmica para o público. “É uma alegria imensa estar aqui, e entregar um equipamento com tudo o que há de mais moderno e da melhor qualidade para garantir a interação construtiva de aprendizagem. Que promova o interesse mesmo para aquelas pessoas que não têm conhecimento prévio de Física e, assim, possa também despertar para as boas perguntas que a Ciência pode responder”, ressaltou a governadora IZOLDA Cela.
O Governo do Ceará apoiou a modernização do equipamento ao realizar a aquisição do novo maquinário do centro instalado no Museu do Eclipse, adquirido por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), com parceria direta da UVA. O investimento foi de cerca de R$ 5 milhões, captados por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (PROMOTEC II). Outros R$94 mil foram investidos pela Prefeitura de Sobral. A vice-prefeita de Sobral, Cristiane Coelho, exaltou a capacidade não só de aprendizado, mas turística do equipamento. “Recebemos com alegria esse museu interativo, onde nossos estudantes poderão vir aqui fazer seus estudos e suas pesquisas. Mas, além disso, um lugar de fomentar a cultura e fomentar o turismo científico para nossa cidade e Região Norte”. A reitora da UVA, professora IZABELLE MONT’ALVERNE, destacou a parceria da Universidade no Museu. “A UVA está sendo parceira deste importante projeto que agrega, conhecimento, tecnologia e história. Quando a gente agrega conhecimento, educação, ciência e tecnologia, estamos apostando no desenvolvimento e num mundo melhor.
A UVA sempre estará à disposição para somar”, disse a reitora. O Museu de Ciências tem como diretor técnico científico o professor do curso de Física da UVA, Emerson Ferreira. “Com o Museu de Ciências, nosso Museu Interativo, demos um passo a mais, deixamos a nossa marca para um futuro que nós todos temos esperança que será melhor para nossos filhos, melhor para todos nós. Agradecemos a todos que trabalharam para que esse nosso sonho se tornasse realidade”, destacou o docente.Entre os aparelhos adquiridos, destaque para o Holograma de Einstein, o Leitor de Bola de Cristal, o Quebra-Cabeça a Laser e a Bicicleta de Relatividade.
As atividades interativas incluem ainda a Harpa a Laser que, conectada a um sintetizador, produz som a partir da interrupção dos feixes de luz. Os outros equipamentos são: Raios de Luz 3D; Máquina do Olho; Holograma Especular; Luz Destilada; Interação de Ondas; Capacetes de Difração; Fluído Birrefringente; Arco-Íris da Areia; Microondas e Luz; Microfone Laser; Pong de Buraco Negro; Lente Gravitacional; Paradoxo dos Gêmeos; Órbitas; Toque O Início do Universo (Big-Bang); Óptica Ativa; Espelho Respirante; Câmera Infravermelha; Fotografia da Gota de Água; Radiotelescópio e Empurrão no Espaço.