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Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Educacional (GEPGE), através do Programa de Extensão Café, Educação e Cultura, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realiza nesta quinta-feira, dia 12 de maio de 2022, a segunda etapa do curso de extensão “Vida e Obra de EDGAR MORIN”. Com carga horária total de 180h, o curso de extensão ocorre por etapas, com momentos divididos entre os meses de abril, maio, junho e julho de 2022.
Nessa etapa, que terá como local o Colégio Alfa Sobralense, será discutido o tema “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, ministrado pela acadêmica de Pedagogia da UVA, THAMILLES Frota de Oliveira, com mediação de STEFANY de Paula Mendes, também aluna de Pedagogia. Antropólogo, sociólogo e filósofo francês, Edgar MORIN é um dos autores estudados pelo GEPGE, grupo de estudos do curso de Pedagogia da UVA. Grande nome na área de Educação, ele completa, no dia 8 de agosto de 2022, 101 anos de idade. “Suas obras são fundamentais para a educação e abordam reflexões sobre a teoria da complexidade, mundo das incertezas, a necessidade do conhecimento pertinente e a consciência da era planetária que estamos vivendo”, explica a coordenadora do GEPGE e professora do curso de Pedagogia da UVA, Lídia Azevedo. De acordo com a docente, a importância de Edgar MORIN para a área da educação é a abordagem de críticas à Pedagogia tradicional, “e uma nova visão fundamenta pelos sete saberes necessários à educação do futuro em prol de UMA CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA”.O curso de extensão “Vida e Obra de Edgar MORIN” é aberto à comunidade interna e externa da Universidade. O próximo encontro será dia 26 de maio, com o tema “Saberes para uma cidadania planetária”. As inscrições podem ser feitas pelo site eventos.uvanet.br.
CAFÉ, EDUCAÇÃO E CULTURA. – O Programa de Extensão Café, Educação e Cultura, iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Educacional (GEPGE), desenvolve ações voltadas para os gestores, professores e profissionais da área de educação escolar e não escolar, e também professores, profissionais e estudantes da UVA e outras Instituições de Ensino Superior – IES, interessadas na relação educação e cultura. O Projeto tem colaborado também com a formação profissional de gestores das escolas públicas de Sobral, participantes da primeira pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida pelo grupo.
FONTE: UVA NOTÍCIAS