JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 3.518 – SINDESP.ORG.BR
URGENTE
A Vacina bivalente contra Covid-19 começou ser aplicada em todo o país em 27/02/2023. A formulação da vacina bivalente inclui a proteção contra a cepa original do Sars-CoV-2 e da ÔMICRON, como também das variantes BA.4 e BA.5. Este imunizante foi autorizada no Brasil para uso como dose de reforço, podendo ser utilizada nos grupos prioritários com intervalo igual ou maior a três meses da conclusão do esquema anterior, em pessoas com 12 anos de idade e mais que façam parte dos grupos elegíveis. De acordo com o Ministério da Saúde, evidências científicas comprovam que o reforço com a vacina bivalente aumenta a imunidade contra o vírus da cepa original e as variante ÔMICRON BA.1 ou BA.4/BA.5. Além disso, o imunizante possui perfis de segurança e eficácia semelhantes ao das vacinas monovalentes. A vacina possui um frasco com a tampa na cor cinza e é diferente dos demais imunizantes. “Estudos têm mostrado que realmente há uma redução dos níveis de PROTEÇÃO IMUNOBIOLÓGICA contra o vírus com o passar do tempo, principalmente nas faixas etárias formadas por pessoas acima dos 60 anos de idade, em consequência, principalmente da circulação das variantes, entre elas, a ÔMICRON”. “A nova estratégia se apresenta como uma forma de ofertar nova proteção de grupos, historicamente
mais vulneráveis às doenças respiratórias, proporcionando a redução das formas mais graves da doença”, completa. Quem poderá tomar a vacina. De acordo com o estipulado pelo Ministério da Saúde, essas serão as fases de grupos prioritários:
Fase 1: pessoas com 70 anos e mais; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; MUNOCOMPROMETIDOS; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas – Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade, Fase 3: Gestantes e puérperas; Fase 4: Trabalhadores da saúde Fase 5: Pessoas com deficiência permanente Fase 6: População Privada de Liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. Ainda não há cronograma anunciado para outros públicos. O ministério prevê, a princípio, a intensificação da vacina com o imunizante monovalente na população a partir dos 12 anos em março. Em Fortaleza a aplicação da vacina está sendo realizada nos postos de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, para o grupo contemplado na primeira fase da campanha: população IMUNOSSUPRIMIDA e idosos a partir de 70 anos e nos demais municípios do interior acontecerá nos postos de saúde e segue as recomendações da Secretaria da Saúde e do Programa Nacional de Vacinação de 2023 do Ministério da Saúde. A apresentação de documento de identificação com foto é obrigatória.