JESS-PORTAL DA NOTÍCIA –EDIÇÃO 2.990 –SINDESP.ORG.BR
VACINAR, é criar artificialmente e sem riscos, um estado de proteção contra determinadas doenças infectocontagiosas e graves. As vacinas são substâncias biológicas, preparadas a partir dos micro-organismos causadores das doenças (bactérias ou vírus), modificados laboratorialmente, de forma a perderem a sua potência de provocar doença. As vacinas quando administradas, estimulam no organismo, depois de algum tempo, a produção de ANTICORPOS contra essas mesmas bactérias ou vírus, razão pela qual é sempre, rigorosamente necessário, respeitar o intervalo mínimo entre as doses.
Algumas vacinas como a PENTAVALENTE e a PÓLIO, requerem mais do que uma dose para produzirem o efeito desejado. Segundo a Organização Mundial da Saúde, não existe intervalo máximo entre as doses, ou seja, se uma criança falhar uma das doses, deve continuar o seu calendário vacinal sem que se tenha que recomeçar da lª dose. OS ANTICORPOS são os DEFENSORES do nosso corpo e têm a capacidade de matar os vírus e as bactérias causadoras das doenças. São, então, estes ANTICORPOS, os elementos responsáveis pela resistência às doenças. Quando o organismo da pessoa vacinada entra em contato com bactérias ou vírus de uma pessoa doente, já possui fatores que a tornam RESISTENTE. Os anticorpos são específicos, isto é, só protegem contra a doença contra a qual se está vacinado. É por esta razão, que a vacina deve ser dada ANTES do contato da criança com o vírus ou a bactéria. As vacinas são administradas a todas as crianças menores de 5 anos, através de um calendário vacinal nacional, desde à nascença para permitir o reforço da sua imunidade o mais precocemente possível. Caso a criança tenha menos de 5 anos e o calendário vacinal de rotina tiver sido interrompido, pode ser levada, juntamente com o seu cartão de vacina, ao Centro de Saúde da sua localidade
QUEM DEVE TOMAR A VACINA CONTRA A GRIPE
Algumas pessoas são mais vulneráveis a complicações como pneumonias e inflamações cardíacas. Veja quem deve tomar a vacina contra a gripe. A gripe ou influenza é uma doença viral que aflige a espécie humana desde a Antiguidade. Embora considerada banal, a enfermidade está associada a complicações que podem ser mortais em alguns casos. Para combater a gripe, hoje dispomos de vacinas e quatro drogas antivirais usadas para prevenção e tratamento: AMANTADINA, RIMANTADINA, ZANAMIVIR e OSELTAMIVIR. O Ministério da Saúde liberou vacina para toda a população com ao menos 6 meses a partir de 25 de junho. PÚBLICO-ALVO os seguintes grupos: Trabalhadores de saúde; Povos indígenas; Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); Idosos (a partir dos 60 anos); Professores; Pessoas portadoras de doenças crônicas; Outras categorias de risco clínico; População privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, e funcionários do sistema prisional; Gestantes; Crianças de seis meses a seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias). A nova vacina protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. O imunizante também é ofertado por instituições privadas de saúde. Algumas respostas, principalmente para as pessoas mais idosas.
Pode tomar as vacinas para Covid-19 e Influenza no mesmo dia?
A aplicação simultânea das doses pode ser realizada em toda a população acima de 12 anos, desde que não possua sintomas gripais ou não tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias. Neste caso, é necessário aguardar o fim dos sintomas, de maneira que o organismo se recupere completamente para a administração das vacinas. Crianças podem tomar vacinas contra Covid-19 e Influenza no mesmo dia? Nesse caso, para crianças entre 5 e 11 anos, é necessário aguardar um intervalo de 15 dias entre a aplicação das doses, independente da ordem. Aquelas crianças que não receberam nenhuma vacina devem receber primeiro contra a Covid-19, e após 15 dias a da gripe. No caso da Influenza, a vacina já está disponível a partir dos 6 meses de idade. Quando não devo tomar as vacinas?
As vacinas não devem ser administradas para pessoas que possuam sintomas gripais, que tenham testado positivo para Covid-19 nos últimos 30 dias ou pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores, segundo o Ministério da Saúde. – Prefeitura de Fortaleza iniciou (21/06), a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 na população a partir de 40 anos que recebeu a terceira dose há pelo menos quatro meses. A aplicação da nova dose de reforço ocorre sem a necessidade de agendamento prévio, na modalidade de livre demanda, nos locais que estiverem realizando vacinação contra Covid-19, conforme a programação diária divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza. Documentos necessários no ato da vacinação Ao comparecer ao centro de vacinação, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência e cartão de vacinação.
Importância da conclusão do esquema vacinal. A Prefeitura de Fortaleza alerta para a importância da conclusão do esquema vacinal. Conforme o último balanço da SMS, realizado em 19 de junho, cerca de 618 mil pessoas não retornaram aos centros de vacinação para receber as doses de reforço.
Destes, 451.178 adultos já alcançaram o prazo mínimo para receber a terceira dose e ainda não buscaram o imunobiológico e 166.807 já poderiam ter recebido a quarta dose, pois ultrapassaram os quatro meses da D3.
– Rua São José, 01 – Centro
Fortaleza-CE- CEP: 60.060-170 Fala Fortaleza: 0800.285.0880- Central 156 LINKS IMPORTANTES