SINDESP

VII Noite Editorial do Curso de História da UVA

JESS – Portal da Notícia – Edição 3.338 – sindesp.org.br

A VII Noite Editorial do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) será realizará na quinta-feira, 30 de setembro de 2021, com o lançamento de duas publicações inicias da Série Padre Lira e uma terceira sobre as atividades do PET História/UVA. O evento será on-line com transmissão pelo YouTube, a partir das 19h.

Com obras produzidas pelo corpo docente e discente do Curso de História da UVA, os títulos que inauguram a Série Padre Lira são Correio da Semana: um jornal centenário (1918-2018), organizado pelos professores Carlos Augusto Pereira dos Santos e Francisco Dênis Melo; e História Política de Sobral. No tempo de Prado e Barreto (1963-96), de autoria da Professora Edvanir Maia da Silveira. As duas publicações são uma coedição das Edições UVA e Editora Sertão Cult.

Também terá lançamento na VII Noite Editorial, o livro Cultura (dita) popular: desafios e possibilidades para a História, organizado pelos professores Tito Barros Leal e Ana Alice Menescal. Com relatos de experiências e atividades do Programa de Educação Tutorial (PET História/UVA), a publicação tem os selos editoriais da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Editora Sertão Cult e pode ser adquirido pelo endereço eletrônico http://vaka.me/2401650 Em sua sétima edição, o evento foi criado com o objetivo de “divulgar a produção historiográfica do Curso de História da UVA e contribuir para a historiografia cearense e formação de profissionais da Educação”, explicam os coordenadores do evento, professores Carlos Augusto Pereira dos Santos e Edvanir Silveira.

Série Padre Lira A série de publicações do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), intitulada Série Acadêmica Padre João Mendes Lira tem por objetivo diversificar e divulgar escritos sobre História, Cultura e Memória em Sobral e Região, por meio de produções do corpo docente e discente do curso.

Padre João Mendes LiraJoão Mendes Lira nasceu em Sobral, em 23 de janeiro de 1925. Ordenado padre em 1951, foi também professor de História e Geografia do Seminário São José e da Faculdade de Filosofia de Sobral; diretor do Centro de Pesquisas Históricas e Geográficas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e escritor, sendo membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL). Padre Lira se dedicou ao ofício de historiador e ao resgate e preservação da memória sobralense. Sua produção nessa área é de grande importância para o estudo da historiografia, não apenas de Sobral, mas de todo o Estado do Ceará.

FONTE: UVA NOTÍCIAS