JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO -4.166 SINDESP.ORG.BR
PARABÉNS
MAIS UM ANO DE GLÓRIA PARA NOSSO ESTADO
O Ceará teve o início de sua história marcada pela subordinação e obediência a Pernambuco. Ambos os territórios estavam ligados institucionalmente à Coroa Portuguesa, tratados como capitanias hereditárias. A emancipação do Estado foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico, que apresentava a antiga capitania do Ceará. O dia 17 de janeiro foi instituído como parte do calendário oficial de eventos do Ceará por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004. “Em 1808, a Corte Portuguesa chegou ao Brasil e foi decretada a abertura dos portos.
Essa liberdade comercial facilitou a vida dos produtores rurais e comerciantes cearenses, que passaram a ter um ganho maior.
O Estado do Ceará possui uma área territorial de 148.286 km² e uma população de 9.240.570 habitantes, segundo o IBGE. Tem como Estados limítrofes o Piauí a Oeste, o Rio Grande do Norte e a Paraíba a Leste, Pernambuco ao Sul e o Oceano Atlântico ao Norte. Possui localização estratégica devido a sua proximidade com a Europa, América do Norte e ainda com o Continente Africano, garantindo grande fluxo turístico internacional e boas condições para o desenvolvimento do comércio exterior. O Ceará é composto por 184 municípios em 14 Regiões de Planejamento, destacando-se as Regiões Metropolitanas de Fortaleza, do Cariri e de Sobral, constituídas de 19 e 9 e 18 municípios, respectivamente. O clima predominante é o Tropical Quente Semiárido, abrangendo 98 (53%) das 184 sedes municipais. Os cinco municípios de maior PIB são: Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte e Sobral. As dez maiores cidades em número de habitantes são: Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu e Quixadá.
A Diretoria, filiados e servidores do SINDEP parabenizam o Estado do Ceará por seus 225 anos de muita história, amor, dedicação e trabalho a todos os cearenses. Desejamos ver esse Estado crescer e se desenvolver ainda nesse novo ano! Feliz aniversário