A Universidade Estadual do Ceará (UECE) abre votação para definir o tema da 29ª edição da Semana Universitária, que será realizada no período de 21 a 25 de outubro de 2024. Neste ano, mais uma vez, a Semana Universitária será MULTICAMPI INTEGRADA, ou seja, será realizada em diversos CAMPI DA UECE. Estudantes, professores e servidores da UECE devem votar no tema de preferência até o próximo dia 9 de abril. Veja abaixo os temas propostos: Tema 1 – Inclusão e interdisciplinaridade na produção do conhecimento. Na universidade, podemos ver a inclusão como o ato de promover a diversidade e participação equitativa de diferentes grupos sociais na produção do conhecimento científico. Destaque-se que a inclusão não se limita apenas à diversidade de disciplinas, mas também abrange a diversidade de gênero, raça, etnia, Pessoas com Deficiência (PcD), origem socioeconômica, entre outros fatores. Busca-se criar um ambiente de pesquisa que promova a igualdade de oportunidades, reconhecendo e valorizando as contribuições de indivíduos de diferentes origens e experiências. Já a interdisciplinaridade na pesquisa científica refere-se à integração de diferentes áreas de investigação e abordagens para relacionar questões complexas e desafios contemporâneos. Essa abordagem integradora visa enfrentar desafios complexos que não podem ser totalmente compreendidos ou resolvidos por meio de uma única disciplina. A troca de conhecimentos entre especialistas de diferentes campos de estudo pode levar a descobertas inovadoras e soluções mais abrangentes.
Tema 2 – Sustentabilidade e Desenvolvimento: conexões sociais, científicas e de formação. É premente a preocupação com necessidade de haver uma busca pelo equilíbrio do binômio desenvolvimento e sustentabilidade. A isso, a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, lançou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030, a Agenda 2030. Esses ODS relacionam-se com as variadas áreas do conhecimento e os diversos setores produtivos, econômicos, sociais e ambientais, numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. A Universidade, como lócus de geração de conhecimento e de formação humana, destarte, é um ambiente propício para as discussões acerca das políticas, os avanços e obstáculos de implementação dos ODS.
Tema 3 – Educação Superior, desenvolvimento sustentável, justiça social e democracia
De acordo com a Conferência Regional de Educação Superior (março de 2024, Brasília), a declaração defende a educação como bem público e não mercadoria e, tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da região da América Latina e Caribe. Considerando a importância da união das IES públicas acerca desse compromisso, a defesa intransigente do Estado Democrático de Direito, a construção de um sistema de ensino diversificado e uma ciência aberta, plural, inclusiva, humanística, e a reafirmação do sentido público dos conhecimentos produzidos no âmbito da universidade pública, sugerimos para a Semana Universitária 2024 da UECE o tema “Educação Superior, desenvolvimento sustentável, justiça social e democracia”, em convergência com os compromissos firmados na CRES-5 que se orientam pela noção de que a universidade pública e gratuita é um direito universal do ser humano, instrumento de desenvolvimento social, preservação ambiental e sustentabilidade.
Participe abaixo:Parte superior do formulário
Qual o melhor tema para Semana Universitária da UECE de 2024
- Inclusão e interdisciplinaridade na produção do conhecimento
- Sustentabilidade e Desenvolvimento: conexões sociais, científicas e de formação
- Educação Superior, desenvolvimento sustentável, justiça social e democracia
UECE – NOTÍCIAS – TEXTO ORGINAL